Começar um negócio exige muita disciplina, principalmente na parte financeira e quando se tem um empresa online, os ganhos podem ser variáveis todos meses, na verdade isso acontece com empreendedores físicos também.
Não só nos negócios mas na vida é preciso economizar, se organizar para conseguir conquistar metas e realizar sonhos. Algumas pessoas não gostam de ler sobre finanças, e ignoram o assunto principalmente quando percebem que precisam fazer uma planilha e colocar tudo o que gastou, isso mesmo, elas se assustam e acabam ignorando o fato de precisar organizar as finanças.

Mas a verdade é que no começo pode ser um pouco assustador sim, você perceber o quanto gasta naquele cafezinho de todos os dias, ou na sobremesa depois do almoço, mas depois que você se organiza tudo flui naturalmente e fica até divertido economizar.

Eu me lembro de uma historia que a minha professora da faculdade contou, onde eu estudava tinham vários blocos, e cada prédio tinha uma cantina com várias opções muito boas, me lembro que tinham salgados, doces e algumas delas até jantar como lasanha, pizza e etc, e a minha professora sempre gostava de comer por lá, ela contou em sala de aula que passou a economizar todo o dinheiro que ela gastava em um lanche indefeso ou em um cafézinho com outros professores, e passou a levar lanches de casa.
Com esse dinheiro ela conseguiu fazer uma viagem internacional, ah! só um detalhe,  em um país bem diferente, que a língua era bem difícil, eu não me lembro o nome agora, mas ela tinha essa vontade então economizou pra isso.

A mesma coisa acontece quando se tem um negócio, economizar em pequenas coisas é fundamental para investir em algo que possa melhorar o processo da sua empresa, fazer algum treinamento para se especializar ou até mesmo contratar funcionários.
Tá vendo, como finanças não é tão chato assim? Pensa em quantas coisas você pode realizar economizando, agora quero te contar uma super dica pra você organizar suas finanças.

Trate a sua conta poupança como se fosse mais uma conta a pagar. – Sophia Amoruso #GIRLBOSS

Vamos lá a regra dos 50/30/20 funciona assim:

Primeiro você precisa ver qual é o total do seu salário, mas se você trabalhar como empreendedora digital assim como eu, pode pegar uma média dos últimos três meses.
Depois dividir da seguinte forma:

50% – Gastos fixos: Como por exemplo, água, luz, alimentação, impostos e despesas fixas no geral.
30%- Gastos variáveis: Aqui são gastos com compras e lazer, afinal merecemos né, exemplo –  Sair para jantar fora, uma roupa ou sapato novo, um livro legal, uma pequena viagem de final de semana pra praia e etc.
20% – Investimentos: Você precisa poupar dinheiro para o seu futuro, para realizar algum sonho como comprar um carro, uma casa, fazer um intercâmbio e etc. E se você não é uma pessoa de gastar muito ou seja, não usa os 30% ou não tem 50% dos gastos fixos, guarde mais dinheiro para os seus investimentos, quanto mais dinheiro para realizar um sonho melhor.

As vezes vale a pena abrir mão de pequenos “caprichos” do dia, ou da modinha do momento, por algo maior! Foca nos seus objetivos do futuro e não viva apenas o momento.
Tenha uma planilha para organizar os 50/30/20 que tudo vai ficar mais fácil, o programa finanças para garotas te oferece um e-book com muito mais dicas sobre finanças de uma forma leve e também uma planilha dividida exatamente assim para que possa usar, saiba mais clicando abaixo!

Lembre-se, talvez não seja legal colocar seus gastos na planilha no começo e perceber que está meio desproporcional as porcentagens acima, mas a melhor parte é começar organizar tudo isso e se desafiar a economizar no dia a dia por algo maior. Economizar pode ser muito mais divertido que você imagina, guardar dinheiro vai ser incrível! 🙂

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br