Follow my blog with Bloglovin

Se você está montando um negócio digital ou até mesmo já possui um que está no inicio, devo te alertar de algo muito importante que várias pessoas esquecem.
Você já parou para planejar o seu negócio a longo prazo? Já sabe qual é o seu grande objetivo e onde quer chegar com ele?

Inclusive eu fiz um post falando sobre Mentalidade Girlboss x Mentalidade Funcionária, recomendo a leitura, veja aqui!

Hoje em dia tudo acontece muito rápido, inclusive é possível criar um negócio digital em 15 dias dependendo da sua habilidade, mas o que muitas pessoas não pensam é a longo prazo. Já ouvi várias historias de empreendedores digitais que apostaram todas as energias em uma única estratégia no passado, e quebraram, sendo que se tivessem pensando a longo prazo não teriam que recomeçar do zero novamente.

O planejamento é muito importante para um negócio de sucesso, mesmo que isso pareça estar longe demais. Nossa mas como vou saber onde meu negócio vai estar daqui 5 anos? É simples tenha muito claro o que você quer, pensando bem, 5 anos é um prazo curto, grandes negócios sempre levam um longo prazo para se estabilizar, 7,8,10 anos.

Me senti na obrigação de vir alertar vocês sobre o assunto, pois nossa geração quer tudo rápido demais, ficam ansiosas para que algo cresça rapidamente, e principalmente muitas olham para um negócio que levou 5, 8, 10 anos para ser construído e ficam se comparando. Isso faz muito mal, é importante entender que tudo tem um inicio, e esse negócio que você admira hoje também teve um começo, muitas vezes pior que o seu, já que lá trás tudo era mais difícil.

Futura Girlboss, por isso sempre aconselho que tenha muito claro o que deseja para o futuro do seu negócio digital, sabe porque? As decisões se tornam mais fáceis de serem tomadas, e quando você tem um propósito fica mais fácil ainda.

No meio do caminho muitas coisas podem acontecer, como por exemplo, pessoas tentando te tirar do foco, propostas que muitas vezes não tem nada a ver com o que você verdadeiramente quer, talvez pessoas até te oferecendo propostas para você desistir do seu negócio, criticas desconstrutivas e muitas outras pedras, mas com foco e determinação  você irá tirando cada uma delas para chegar ao seu destino final desejado.

Por isso sempre seja forte, e saiba com clareza o que você quer, para saber o que aceitar e o que recusar com certeza!
Vou te dar alguns exemplos de negócios digitais para você ver qual mais se encaixa com seu estilo de vida dos sonhos, vamos lá:

3 modelos de negócios apenas para pessoas que vendem produtos ou serviços totalmente digitais, entrega 100% online

1º Negócio digital com Equipe física 
Se você acompanha o GN sabe que um negócio digital precisa ter uma base solida e muito conteúdo, ele é o rei e sempre será.
Então você pode ter uma equipe trabalhando com você em um escritório ajudando na produção de conteúdos, edição de videos, gravação de novas vídeo aulas, financeiro e etc.

Pontos positivos: Mais pessoas para ajudar, mais conteúdo, mais dinheiro também.
Pontos negativos: Com mais pessoas para delegar sua responsabilidade aumenta, e talvez você não possa viajar tanto, já que tem uma equipe para cuidar. Os ganhos aumentam mais você precisa pagar pessoas, contas do escritório e outras despesas.

2º Negócio digital com Equipe Remota 
Você pode ter uma equipe remota onde cada um trabalhe da sua casa, mas esteja sempre produzindo conteúdos, editando vídeos entre outras funções.
Ou seja essa vai ter sua equipe para te ajudar todos dias, toda semana ou a cada quinze dias, você quem vai definir isso.

Pontos positivo: Você terá mais liberdade para trabalhar de qualquer lugar do mundo, e menos gastos com escritório, equipe remota pode ser muito mais barata do que a opção anterior.
Pontos negativos: Não vejo muito, mas se for para encontrar um, é você ainda vai precisar ficar delegando a distância, o que nem é tão ruim assim, já que temos vários meios de comunicação online hoje em dia.

3º Negócio digital com Equipe Remota ou não apenas em algumas ocasiões 
Se você pretende ter uma marca humanizada, ficar mais próxima do seu público, estar sempre presente no seu negócio e produzir conteúdos do seu jeito, também é possível.
Essa opção vai exigir um pouco mais de esforço e planejamento da sua parte, você terá que aprender muitas coisas sozinha, porém isso é ótimo, aprender nunca é demais, mas se por exemplo você for fazer um lançamento de um curso, ou um evento ou qualquer outra coisa grande, irá precisar de ajuda.

Então nesse processo você terá que contratar pessoas, que pode ser um equipe remota no lançamento de um curso por exemplo, ou física se for para ajudar organizar um evento ao vivo.
Nesse modelo de negócio o seu trabalho e praticamente sozinha, apenas em algumas ocasiões entram prestadores de serviços para te ajudar.

Pontos positivos: Muito mais liberdade de horário, morar onde quiser do mundo, trabalhar a hora que quiser, você manda no seu planejamento.
Pontos negativos: Estar disposta a ganhar um pouco menos, já que você é uma só! A vantagem da internet é conseguir automatizar então esse “ganhar menos”já é um bom valor, afinal ter liberdade é algo precioso.

Não preciso nem falar que sou apaixonada pelo modelo de negócio 100% digital né?A liberdade para mim não tem preço, inclusive o GN.SHOP assim que acabar os estoques vai abrir só em algumas ocasiões com produtos especiais.
Se você quiser vender produtos físicos online, vai precisar programar uma viagem com mais cuidado, já que é preciso fazer pacotes, enviar para clientes, dar baixa em pedidos, o que é um pouco tira uma pouco sua liberdade.

Mas para isso tem três opções:
1º Contratar pessoas para fazer pacotes e fazer o envio para as clientes, dar baixa nos pedidos, entre outras atividades e deixar a loja online aberta vendendo sempre.
2º Você mesma fazer esse trabalho, mas colocar modo férias na loja quando for viajar.
3ºAbrir a lojinha por ocasiões vender todos os produtos do estoque, e depois retornar, muitas papelarias fazem isso, abrem no meio do ano e no final ou só no final.

Bom agora você já conhece as opções, fica mais fácil de escolher que modelo de negócio você quer a longo prazo.
O que te trás liberdade? Ou o que te dá poder de delegar uma equipe e um escritório?

Girl, tenha bem claro na sua cabeça, como falei no meio do caminho vão surgir algumas oportunidades de negócios que podem ser boas ou não, mas mantendo o foco no seu objetivo final vai ficar muito mais fácil de filtrar e decidir.

Espero que tenha gostado.

Me conta nos comentários qual modelo de negócio você gostou mais e quer pra você? Vou amar saber! <3