Há 6 anos quando iniciei meu trabalho no mundo de blogs, tudo era muito diferente, as pessoas não entendiam o que era, e isso ainda não era considerado uma profissão, muitas meninas criavam um blog apenas para compartilhar textos, estilo de vida e etc. Com o tempo isso se tornou a profissão Blogueira, que hoje também é chamada de Digital Influencer.

Mas com o evolução digital muitas profissionais de outras áreas também querem construir sua presença digital e começar a produzir conteúdos, então se você é uma empreendedora ou aspirante, continue lendo, que esse post é pra você!

Eu sempre expliquei sobre a importância de ter um blog e do quanto o marketing de conteúdo é poderoso para alavancar o seu negócio, não importa em qual nicho você esteja, então comece a pensar em criar um, usando a técnica do nicho específico, você pode se diferenciar dos seus concorrentes.

O que é o nicho específico?
Vamos imaginar que alguém chega em seu blog pois encontrou um post lá no Pinterest em que falava sobre receita saudável, ela acessa o post e ao entrar no blog para encontrar mais receitas para emagrecer ela se depara com uma postagem sobre receita de bolo de chocolate cheio de recheio e cobertura.
O que vai acontecer com essa pessoa? Ela simplesmente não irá mais voltar no seu blog, afinal ela queria receita saudável e não várias receitas que não tinham nada haver com alimentação saudável.

É importante entender que é impossível agradar tudo mundo, quem quer alcançar todos não chega a lugar algum, então o nicho especifico seria o “Receitas Saudáveis” ok ótimo, mas já tem muitos blogs sobre o assunto, então que tal ser mais específica ainda? “Receitas de saladas saudáveis” ou “Receitas de Sopas saudáveis” ou “Receitas para o Café da manhã saudável.”

Isso vale para qualquer nicho, quanto mais especifico ele for, mais você irá se destacar em seu mercado.

Agora vamos a algumas dicas sobre o escolha desse nicho:

1º Precisa estar de acordo com a sua paixão
É super importante que ele esteja de acordo com o que você mais ama fazer, a ideia aqui é você se tornar uma especialista nesse nicho então terá contato com isso
todos os dias, terá que ler, fazer testes e etc. Por esse motivo escolha algo que você não fica um dia sem pensar ou falar.

2º Precisa seguir o estilo de vida que você quer
Na hora de escolher o nicho, é importante analisar qual é o estilo de vida que você quer viver. Eu falo pois tem alguns nichos que a produção de conteúdo leva mais tempo, como por exemplo DIY, Receitas entre outros, e alguns deles além de escrever é legal fazer vídeos ou fotos com o passo a passo. Então você irá produzir tudo sozinha? Irá ter equipe? Qual desses processos você mais gosta de fazer?

Se você ama tirar fotos de passo a passo por exemplo e odeia editar vídeos, mas precisa deles, terá que delegar essa tarefa, então  leve em consideração o seu estilo de vida ideal com o nicho que irá escolher como específico.

3º Tenha experiência no assunto
O que vejo de pessoas chegando agora sem bagagem nenhuma para falar e acham que sabem tudo, não é brincadeira, fico bem preocupada, se você quer se posicionar como especialista, construir sua presença digital é super importante saber do que está falando, a informação é algo muito sério que pode transformar a vida de uma pessoa de uma hora para outra, esse é um alerta as aspirantes ou novas empreendedoras, se você já tem uma profissão e quer somente construir sua autoridade digital é só focar no assunto que mais domina dentro da sua área de atuação.

Não existe nada no mundo que você não possa aprender, todos nos somos capazes, porém adquira uma boa experiência primeiro antes de espalhar informações erradas, isso é algo muito sério que deve ser levado em consideração antes da escolha do nicho.

4º Resolva os problemas das leitoras
Na hora de criar um blog, pense que ele será para resolver algum problema, alguma dor de quem está lendo, então não pense em apenas criar um blog sobre “Estilo de Vida.” que não vai funcionar muito bem, desculpa, mas as pessoas já estão um pouco cansadas disso, nem tudo mundo está afim de saber o que você fez hoje, elas querem aprender algo, curar uma dor, resolver algum problema. Crie algo em que tenha relevância, que seja único e que possa realmente mudar a vida de uma pessoa positivamente, você como empreendedora deve levar informação e não só mostrar o que fez no final no semana.

Para ficar mais fácil na hora de escolher o nicho pense nas seguintes questões:

  • Qual é a principal dúvida das minhas clientes/leitoras?
  • Com a experiência que já tenho, como posso ajuda-las?

Essas perguntas vão te ajudar a entender melhor qual conteúdo você pode criar em seu blog e tornar ele único. Empreendedora ou aspirante, na hora de montar sua estratégia de negócios não deixe de incluir o marketing de conteúdo ele é super importante.

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