Descrição do Podcast: 

Seu blog pode ser sim muito rentável, mas o que acontece hoje em dia e que existem blogs que são um negócio e blogs que são apenas mais um no meio da multidão e não rendem nada. Se você tem uma empresa, uma loja online, ou quer oferecer seus produtos e serviços o blog pode ser uma ótima porta de entrada para você atrair leitores e automaticamente atrair mais clientes para o seu negócio. Ou se você quiser apenas ser blogueira, e ganhar dinheiro escrevendo e falando sobre os assuntos que mais ama, é possível também, basta você tratar o seu blog como um negócio.

Assim como falei nesse post, seu blog pode ser uma revista online e assim como nas revistas, é possível ter espaços publicitários, então se você faz um bom trabalho e produz conteúdo de qualidade as empresas iram te procurar para anunciar no seu blog, mas essa não é a única forma de ganho, vamos conversar sobre isso mais pra frente. Agora eu quero te falar alguns motivos do porque o seu blog não dá dinheiro:

1- Cria o blog esperando ganhar muito dinheiro
O que acontece hoje em dia é que as pessoas criam um blog com a esperança de ganhar muito dinheiro rápido demais, e isso não existe, não é como um passe de mágica.
Tudo é consistência, muitas pessoas que hoje ganham dinheiro com o blog começaram há 5 , 8 anos é bem simples: elas encontraram o que amam fazer, mantiveram a consistência com isso ganharam credibilidade e as empresas passaram a procurar para anunciar no blog.

Então faça sempre um bom trabalho, tenha força de vontade e persistência que o dinheiro vai ser a recompensa do seu esforço.

2- Aceita apenas permuta como pagamento.
Existem algumas empresas que oferecem o produto como forma de pagamento, por determinado post, banner e etc. Não é errado aceitar permuta como PARTE do pagamento, mas sem esquecer do dinheiro, você PRECISA, valorizar o seu trabalho.
Se você é uma verdadeira produtora de conteúdo que gasta tempo pesquisando, produzindo conteúdo e investindo no seu negócio online, precisa entender que um produto não vai pagar sua contas, se as empresas não valorizam o que você faz, valorize você.

3- Você não produz conteúdo de qualidade
Não adianta nada fazer posts com menos de 100 caracteres e dizer que escreveu um artigo, “posts” assim todos os dias ninguém tá afim de parar para ver. É muito melhor você escrever 1 ou 2 artigos bem completos e informativos na semana do que posts vazios todos os dias, produza realmente conteúdos que fazem a diferença. Confira esse post que eu fiz sobre publicar no blog todos os dias.

4- Não divulga o seu blog
Use as redes sociais ao seu favor, seu trabalho não termina quando você aperta o botão “Publicar”, esse é só o primeiro passo, depois você precisa divulgar esse post nas redes sociais.
Divulgue o link no instagram, fale sobre ele no stories, encontre grupos no facebook com o mesmo nicho que você, compartilhe no pinterest e etc.

É importante também manter a freqüência nessas redes sociais, por exemplo: se você faz posts apenas 1 ou 2 vezes na semana, esteja sempre presente nas redes sociais, interagindo, compartilhando seus artigos e uma dica é definir uma agenda para o seu blog e avisar nas redes sociais, assim suas leitoras sabem que toda quarta – feira por exemplo tem um post novo no seu blog  e anotam na agenda delas, pra não esquecer de entrar e ler.

5-  Usa sempre as mesmas formas de monetização
Não só de espaços publicitários vive um blog, existem outras formas de ganhar dinheiro e que são muito rentáveis:

  • Programa de afiliados – Hotmart, Eduzz, Monetizze, Google AdSense e etc.
  • Ganhe dinheiro usando seu conhecimento – É possível oferecer dentro do seu blog mesmo, cursos online, e-books e consultorias personalizadas que podem ser feitas via skype.
  • Redes sociais – Anuncie nas suas redes sociais, você pode cobrar por um foto+conteúdo legal no instagram por exemplo, ou no facebook por isso é tão importante a freqüência nas redes sociais, para gerar engajamento e pode cobrar quando uma empresa quiser anunciar.

6- Não trata o seu blog como um negócio
Se você não segue todas as dicas acima, então realmente o seu blog não é um negócio e sim um hobby.
Comece a tratar ele como uma empresa, que tem horários, pautas, compromisso, consistência e o mais importante investimento de tempo e dinheiro, só assim você irá perceber um crescimento continuo e rentável.

Espero que tenham gostado do podcast de hoje.

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br