Vocês já perceberam o quanto os dias e as horas estão passando cada vez mais rápidos? Parece que foi ontem segunda-feira que liberei um post aqui no blog, mas já se passou uma semana, e as vezes nem percebemos o tempo correndo.
Já aconteceu de você planejar todo o seu dia certinho e chegar no fim e não ter feito nada da lista de tarefas e mesmo assim estar cansada, porque você trabalhou o dia todo, porém não cumpriu seu planejamento? Isso se chama procrastinação, provavelmente você se ocupou o dia todo com tarefas sem tanta importância e acabou deixando o mais importante de lado, o que realmente vai fazer diferença no seu futuro.

Hoje em dia com tantas distrações fica fácil deixar tudo pra depois, começar um dia de trabalho e entrar em alguma rede social, ou começar vendo um vídeo e quando perceber já está assistindo o 5º vídeo e ainda nem começou de fato a tarefa principal do dia, enfim são tantas coisas que podem atrapalhar o nosso futuro.

Recebi a sugestão de uma leitora para falar sobre procrastinação e amei a ideia já que eu era uma pessoa que fazia isso, e hoje em dia aprendi que o meu futuro está logo ali, eu não posso me distrair no meio do caminho.

Me lembro de fazer todo planejamento, mas um dia antes eu ficava até tarde trabalhando e quando acordava para cumprir as minha tarefas no dia seguinte, eu não fazia nada, porque pensava que já tinha trabalhado demais na noite anterior e que eu poderia esperar mais um dia para fazer de fato o que tinha anotado, era sempre assim e eu ia adiando tudo ou seja, procrastinando.
Até o dia em que decidi acabar com isso de uma vez por todas, parei de trabalhar mais cedo um dia antes, planejei meu dia seguinte, dormi cedo e não coloquei soneca no relógio, levantei e comecei meu dia sem procrastinar, quando era 15:00h eu tinha feito tudo e ainda sobrou tempo, pra trabalhar mais e pra descansar. A partir desse dia parei de adiar tudo o que tenho que fazer, e estou muito mais feliz!

“Adie por um dia, e dez dias passarão.”

No começo pode ser difícil,  mas com o tempo você consegue ser cada vez mais disciplinada e parar de adiar as coisas, vou te contar 6 dicas que eu aderi para minha vida quando decidi parar de procrastinar, a ideia é ir colocando isso aos poucos no seu dia a dia, não seja tão exigente no começo para não sofrer.

1- Faça o mais difícil primeiro:
A melhor coisa é fazer a tarefa mais difícil ou mais chata primeiro, é um peso que você tira das costas e depois fica mais feliz para cumprir as outras tarefas da sua lista. 

2- Pense nas recompensas do trabalho realizado:
Quando você pensa nas recompensas de um trabalho bem feito, isso te motiva a parar de procrastinar, pense no que vai acontecer de legal quando você deixar tudo pronto, elogios de um trabalho bem feito, mais dinheiro pra sua conta ou até mesmo um dia no shopping com amigas e etc, são tantas recompensas boas ao final de um trabalho realizado. Tenho certeza que isso ajuda demais a criar força de vontade e lutar. 

3- Não comece seu dia procrastinando:
Sabe quando o alarme toca e queremos só mais 5 minutinhos? Não faça isso!  O alarme tocou, nem pense, levante e já lave o rosto pra acordar, o problema só é na hora de levantar, mas depois ninguém segura. Quando você fica na cama pensando, você já está perdendo tempo, aí você começa a ficar desanimada porque a hora passou e não dá mais tempo de cumprir a primeira a tarefa do dia e assim vai o dia todo adiando tudo. 

4- Faça uma coisa de cada vez:
Esse é um erro muito comum, querer fazer tudo de uma vez pra ganhar tempo, já percebeu quando temos muitas coisas pra fazer, acabamos não fazendo nada? Priorize as tarefas e faça uma coisa por vez, sem desespero.

5- Comece o quanto antes:
Eu tinha uma mania muito feia de não começar algo porque ia demorar pra acabar, e como eu era (era porque estou menos agora) ansiosa, nunca começava,  e acabava não fazendo nada.
Então minha dica é: Apenas comece, faça por etapas e quando você ver, já acabou. Hoje em dia não penso duas vezes antes de começar algo, simplesmente dou o primeiro passo e vou caminhando até chegar ao resultado final, é tão gratificante a sensação de missão cumprida. 

6- Remova qualquer tipo de distração:
 A pior coisa que existe é se distrair olhando redes sociais, conversando no whatsapp entre outras distrações muito presentes no nosso dia a dia. Elimine todas elas, e tenha foco total no seu trabalho lembre-se é o seu futuro que está em jogo.

Tome uma atitude e pare de procrastinar antes que seja tarde demais, e você o que fez de produtivo hoje que pode te trazer coisas boas no futuro? Me conta!

Seja você uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br