Você já ouviu falar sobre marketing de experiência? Não?! Então precisamos mudar isso aí, porque essa tendência chegou para ficar! Marketing de experiência é a comercialização de um produto ou serviço através de experiências que envolvam os clientes e criem uma ligação emocional.

Também conhecido como marketing de engajamento, o marketing de experiência é o conjunto de estratégias de marketing voltadas para a imersão dos clientes dentro do produto/serviço, envolvendo-os de todas as formas possíveis. Empresas que utilizam essa estratégia querem ajudar os clientes a criar conexões memoráveis ​​e emocionais com uma marca para promover a fidelidade e melhorar o CLV (“vida útil” do cliente, em uma tradução liberal do inglês “Customer Lifetime Value”).

Pare para pensar: se marketing de experiência lida com a criação de momentos memoráveis – através do engajamento de clientes em experiências de marca imersivas – estamos falando sobre criar uma conexão real com eles. As marcas devem ir além de somente lidar com crises de publicidade e promover anúncios de mídia social para gerar emoções positivas nas pessoas e criar conexões verdadeiras.

Ao usar o marketing de experiência, a marca se coloca na mente do consumidor; isso faz com que a fidelidade à marca entre seus clientes aumente de forma exponencial. É aí que surgem os “embaixadores” da marca, pessoas que são fãs e agem como advogados defendendo a empresa em que acreditam. Empresas sempre se beneficiam quando deixam seus clientes satisfeitos, e o marketing de experiência proporciona aos consumidores as emoções necessárias para cultivar essas conexões que tanto almejamos. É com certeza o melhor jeito de criar embaixadores de marca que vão “espalhar a palavra” sobre suas empresas e produtos favoritos.

O mais incrível sobre esse tipo de marketing é a forma como impulsiona a propaganda boca-a-boca digital; pesquisas conduzidas pelo Google mostram que os consumidores são mais influenciados pelo boca-a-boca ao tomar decisões de compra do que pela mídia impressa, televisão, filmes e sites de marcas. “Mas o que é boca-a-boca digital?”, você deve estar se perguntando.

O boca-a-boca digital é um conceito que traz para a nossa realidade (incrivelmente digitalizada) uma prática de marketing lá de antigamente. Anos atrás, a forma mais difundida de se fazer marketing era conseguir conquistar um cliente que se tornava um fã; essa pessoa influenciava sua rede de amigos sobre a sua empresa porque ela realmente a ama. Hoje em dia, isso ainda acontece! Só que agora a escala é muito maior.

Quando você posta uma foto da sua blusa nova, ou twitta sobre sua última refeição no restaurante mais cool da cidade, o que você está fazendo é influenciar as pessoas sobre aquilo que você recomenda. Diferentemente de antes, agora você pode atingir 100, 500, 10 mil pessoas com apenas uma mensagem! O boca-a-boca digital é muito mais escalável, é por isso que ele é tão importante. Influencers são um bom exemplo de quão escalonável essa técnica é.

Em 2019, é mais difícil do que nunca chamar a atenção dos consumidores. Por isso, é fácil entender por que as marcas estão se apaixonando pelo marketing de experiência. Campanhas experienciais imersivas, ao vivo e memoráveis ajudam a transmitir sua mensagem sem distrações. Em sua essência, o marketing de experiência tem a ver com a imersão dos consumidores em experiências ao vivo. E pode ajudar você a humanizar sua marca e criar uma relação duradoura com o consumidor.

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@dupontni

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