Nesse blog conversamos muito sobre o meio digital, empreendedorismo, comunicação e principalmente o marketing digital, porém existem algumas pessoas que ainda tem dúvidas sobre esse mercado, sobre o que um profissional de marketing digital faz e etc.

Sei que tem muitas produtoras de conteúdos, donas de e-commerce e até profissionais liberais que acompanham o GN, para entender mais sobre o mercado e melhorar a comunicação digital da sua empresa,blog ou serviço.
Recebo também algumas dúvidas de meninas que gostariam de trabalhar com marketing digital, não só para divulgar os seus produtos, mas para ajudar outras empresas, para isso é preciso entender como funciona esse mercado, já que existe uma diferença entre um profissional de mídias sociais e de marketing digital.

Então nessa matéria você irá encontrar:
•Qual a diferença entre marketing digital e mídias sociais
•Quais as formas de trabalhar com marketing digital.
Hoje uma profissão completa a outra, por isso algumas pessoas ainda se confundem, mas é importante não só entender a diferença entre elas como estudar as duas se quiser trabalhar com isso.

Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet.” – Andy Crestodina, cofundador e diretor de estratégia da Orbit Media

Diferença entre marketing digital x mídias sociais

Analista de mídias socias
Como o nome já diz, esse profissional é especialista em redes sociais, apenas em uma delas ou em várias. A função dele é construir a imagem e a comunição online da marca, hoje dentro de uma agência você pode encontrar diversos profissionais da área mas cada um com um função, são elas: Gestor de Conteúdo, Analista de Métricas, Planner Digital, Coordenador de Mídias, Atendimento, entre outros.

Veja a matéria completa sobre cada um desses profissionais aqui e entenda melhor sobre essa profissão.

Marketing digital
O profissional de marketing digital, também trabalha com as redes sociais, mas cria estratégias de comunicação para empresa, então além das redes, ele trabalha com a criação de blogs, planejamento de conteúdo, SEO, email marketing, inbound marketing, conversão de leads para trazer mais clientes e gerar vendas.

Vou tentar explicar da forma mais simples e menos técnica quais as formas possíveis de trabalhar com marketing digital, já que tem muitas funções, se você é produtora de conteúdo e quer trabalhar com blog é importante entender sobre o assunto para profissionalizar o blog e ganhar dinheiro fazendo o que gosta, ou se quer trabalhar com isso oferecendo o serviço para outras empresas se especialize na área.

Formas de trabalhar com marketing digital:

1- Planejamento 
Aqui você pode planejar uma campanha de acordo com o público alvo da empresa, estudar a melhorar estratégia de comunicação e criar um plano de ação para conseguir gerar leads, converter em vendas enfim, conseguir os melhores resultados para o cliente ou para o seu negócio.

2- Métricas
Pra quem gosta de números, gráficos, enfim esse profissional acompanha os resultados de uma campanha.

3- Facebook Ads, Google Ads e etc.
Hoje em dia existem algumas especialistas em anúncios pagos, então se você gosta, é possível estudar mais sobre o assunto e aplicar no seu negócio e também fazer isso para outras empresas.

4- Gestão de conteúdo
É importante entender que o marketing de conteúdo é fundamental para empresas, uma marca que tem blog possui em média 4 x mais visitas do que as empresas que não tem.
Se você gosta de produzir conteúdo em textos ou até em vídeos, não perca tempo e comece já.

5- SEO
Sites bem posicionados no Google, geram mais visitas, automaticamente mais leads e vendas. Existem algumas técnicas de posicionamento do Google, então se gosta do assunto, estude muito é uma área super legal de trabalhar dentro do marketing digital, fiz um vídeo aqui no blog falando sobre o assunto.

6- Criação de produtos digitais
É possível você criar o seu próprio produto digital, seu curso online, e-book entre outros e ganhar dinheiro com isso.
Mas também é possível você oferecer esse serviço, então hoje em dia existem agências que criam produtos digitais para seus clientes venderem, criam página de vendas, sites, blogs  e algumas tem estudios para gravar as vídeo aulas e etc.

7- Afiliada de produtos digitais
O mercado de afiliados está crescendo muito no Brasil, e hoje em dia existem pessoas que vivem apenas disso. Eu falo muito sobre o mercado de afiliados aqui no blog, então é possível trabalhar como afiliado arbitro ou afiliado autoridade.

Para trabalhar como afiliado arbitro é importante entender sobre anúncios, em face ads, google e entre outras plataformas de anúncios, já que nessa modalidade você não precisa aparecer e sim fazer anúncios dos produtos que quer vender.

Já o afiliado autoridade trabalha mais com trafego orgânico, com o pago também se quiser, mas ele aparece mais em vídeos, redes sociais e produz bastante conteúdo. Para construir autoridade, é importante ser persistente, estar sempre presente nas redes sociais, produzir conteúdos relevantes, estudar muito e dominar sobre o assunto que aborda, para as pessoas confiaram no seu trabalho e comprarem algum produto seu ou que promove.

Se quiser entender mais sobre o mercado de afiliados e até fazer disso sua profissão, conheça o Alex clicando aqui!

Espero que tenham gostado, se tiverem alguma dúvida ainda sobre o assunto podem deixar nos comentários.

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