estrutura-de-um-negocio-online

Trabalhar com internet não é tão simples como muitas pessoas pensam, exige um planejamento assim como em um negócio físico, você precisa se profissionalizar e investir cada vez mais para ter um negócio de sucesso.
A diferença é que tudo pode ser feito online da sua casa ou de onde estiver, então você pode estudar e trabalhar através da internet, posso dizer que é maravilhoso, já que ficar dentro de uma empresa tendo que cumprir horário já não faz mais parte do meu estilo de vida.
Você precisa se organizar e montar a sua estrutura de trabalho, hoje eu vou falar algumas das ferramentas necessárias pra quem está começando um negócio na internet

Lembrando que eu vou falar o necessário e se você não quiser “deixar o seu dinheiro na mesa” como muitos dizem, procure ter pelo menos ter essa estrutura de trabalho.

Estudos: Sim ele não é uma ferramenta, porém ele é o primeiro passo para você ter um negócio de sucesso, os estudos sempre vão ser prioridade então procure o máximo de conhecimento possível na sua área para sair falando bobagem por ai.

Agora sim vamos para as ferramentas necessárias:

Blog
Muitas pessoas hoje em dia acham que ter um blog não é necessário já que temos tantas redes sociais, mas você já parou pra pensar se essas redes sociais realmente são suas?  Elas atualizam sempre e insistem em mudar as regras o tempo todo, então elas não são suas, já imaginou se alguma delas acabam assim como o orkut? Se você não tiver um blog o seu negócio vai por água abaixo, não sabemos o dia de amanhã então construa um negócio onde você pode ter o total controle.

Domínio: É basicamente o endereço onde as pessoas vão encontrar o seu blog, na hora de escolher um nome para sua empresa também é importante lembrar se o domínio com o nome que escolheu está disponível.

Hospedagem: Hospedagem é como se fosse uma gaveta e lá dentro estão todos os seus arquivos, no blog existem textos e imagens e pra não correr o risco de perder tudo, contrate uma hospedagem boa onde seus arquivos vão ficar protegidos dentro de um servidor.

Layout: O design do seu blog é responsável por pelo menos 80% do projeto, já que a pessoa tem 8 segundos para decidir se vai continuar nele ou vai sair correndo.
Procure por um layout limpo de fácil navegação onde ninguém se irrite procurando algo, você pode pesquisar por layouts gratuitos ou pagos e personalizar, se preferir contrate um profissional para criar algo totalmente personalizado ou seja um layout exclusivo.

estrutura-de-um-negocio-online1

E-mail 

Autoresponder: É uma ferramenta que liga o seu blog a um serviço de email marketing, nele você monta sua lista de contatos e faz envios em massa. Através do autoresponder você também tem relatórios de análise.

Páginas de captura: 
Depois que você contrata um serviço de autoresponder é importante que você tenha páginas de captura, que geralmente são aquelas  páginas que te chamam para alguma promoção ou que te oferecem algum arquivo para download e etc.
Nessa página a pessoa vai deixar as informações que ela pede, basicamente são o nome e email, alguns serviços de autoresponder já oferecem páginas de captura semi prontas só pra você personalizar o lead lovers que é o serviço que eu uso tem essa função e muitas outras que ajudam bastante nos negócios digitais super recomendo.

Lista de email:
 Você precisa ter contatos para mandar os seus conteúdos e suas ofertas, então criar um relacionamento com o público é muito importante para você montar a sua lista de email.
Use páginas de captura para oferecer algo e divulgar nas redes sociais, coloque campos no seu blog onde as pessoas possam deixar os emails e com isso ir criando a sua lista.

Email e blog são duas ferramentas importantíssimas, já que você tem total controle e contato direto com seu publico e se um dia todas as redes acabarem o seu negocio continua funcionando normalmente.
Mas como temos redes sociais maravilhosas, que nos ajudam muito a divulgar o nosso trabalho não podemos esquecer delas, mas gravem na cabeça elas são um apoio para o seu negocio digital e não o negócio todo.

Youtube:
 Uma das mais fortes hoje em dia, com os vídeos o alcance de público é incrível, é uma forma mais dinâmica de apresentar o seu projeto e a melhor parte é que você ainda pode ganhar uma graninha extra com a monetização dos seus videos.

Instagram: 
Rede rápida, dinâmica e que está crescendo de uma forma absurda, eu amo fotografia e posso dizer que o instagram e uma das minhas redes preferidas. Se você gosta de produzir fotos diferentes que chamem atenção essa rede pode ser uma ótima opção para você divulgar seu negócio.


Facebook: 
Uma rede muito usada para quem trabalha com marketing digital, ótimo para negócios já que você pode criar uma página para empresa e fazer anúncios das suas ofertas etc.

Snapchat: Videos instantâneos que somem em 24 horas é legal pra quem gosta de mostrar o dia a dia o estilo de vida, tudo depende do nicho do seu negocio online.

Essas são algumas de muitas redes disponíveis hoje em dia, como por ex o whatsapp que é muito forte e você pode usar para seus negócios, tem também o periscope, pinterest que eu amo etc.
Quando você for montar a estrutura de um negócio foca em fazer um blog e montar a sua lista de email, escolha pelo menos 2 redes sociais para que possa fazer um trabalho legal, se conseguir usar mais redes ótimo, mas cuidado não queira usar todas pra depois não conseguir alimentar nenhuma direito.

Tudo pode parecer complicado pra quem está começando, mas assim como todo trabalho você aprende, estuda e com o tempo tudo vai ficando mais fácil.
Agora me conta, o que você prefere aprender a trabalhar com algo que te faz ficar cumprindo horário e perdendo de passar os melhores momentos com sua família e amigos, ou prefere aprender sobre algo que realmente vai te trazer uma liberdade profissional?

Pensa e me conta nos comentários.

Não deixe de se juntar ao time GN- Seja você uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem sugestão, perguntas ou dúvidas?
Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br