Trabalhar em home office, pode ser sim algo incrível, mas também pode ser um pesadelo se você não tiver uma rotina e nem usar algumas técnicas de produtividade.
Quando trabalhamos em empresa, temos horários, agenda e prazos para cumprir, chefe e até pessoas que não tem nada a ver com o seu trabalho te cobrando. Bom já quando se trabalha em casa, principalmente sozinha, quem precisa pensar em horários, regras, prazos e etc é você.

Poder comandar seus horários e sua rotina é muito bom, mas muitas pessoas entendem que para trabalhar em casa não é necessário ter disciplina, afinal é você que está no comando. Só tem um pequeno problema, você pode estar no comando, mas se não trabalhar não irá receber, portanto,  é preciso sim se manter organizada e produtiva para não se estressar, ter mais qualidade de vida e um bom salário no fim do mês.

“Concentre todos os seus pensamentos sobre o trabalho que está fazendo. Os raios do sol não conseguem queimar até serem levados a um foco.” Alexander Graham Bell.

Desde quando comecei trabalhar em home office, venho testando e moldando algumas técnicas de produtividade, pra cada vez mais ter qualidade no trabalho, mas sem me estressar.
Organização e produtividade é sempre algo muito particular, então a minha dica é que você busque todas as informações possíveis, vá fazendo testes até algum método se adaptar melhor a sua rotina, hoje eu trouxe algumas dicas de produtividade que podem ajudar muito quem quer trabalhar em home office.

1- Tenha um espaço de trabalho
Principal e primeira dica de todas, é muito importante você ter um espaço para trabalhar. Se possível faça algo longe do seu quarto, um cantinho na sala ou arrumar aquele quarto da bagunça ou qualquer outro espaço por mínimo que seja, mas que você entenda e as pessoas em sua volta também, que quando estiver ali é para trabalhar.
Se fizer isso longe do seu quarto, vai ser melhor, pra que não fique 24 horas por dia ali naquele mesmo espaço, isso é prejudicial a saúde.

2- Separe trabalho da família
Talvez esse seja um dos pontos mais difíceis, para quem trabalha em casa. Mas você e a sua família também precisam entender que se você não trabalhar, vai faltar dinheiro no final do mês.
Se você tem filhos e escolheu essa forma de trabalho para passar mais tempo com eles, é necessário que tenha uma rotina, enquanto eles estão na escola, ou pedir para alguém cuidar deles
para trabalhar por algumas horas totalmente focada.
O mesmo acontece se você não mora sozinha, precisa conversar com as pessoas que moram com você e explicar que aquele é o seu horário de trabalho e não pode ser interrompida.

3- Não comece o dia sem planejamento
Um dia antes quando terminar todos os trabalhos, faça um planejamento do dia seguinte, eu gosto de sempre terminar tudo, tomar um banho jantar e organizar minha agenda do dia seguinte.
Assim eu acordo já sabendo o que preciso fazer no meu dia, e não dá nem tempo de pensar em fazer outra coisa que atrapalhe minha produtividade durante o dia.

 4- Invista em ferramentas que facilitem seu planejamento e trabalho
É muito importante você ter ferramentas que facilitem sua vida, então para planejamento use agendas, planners, aplicativos ou qualquer outra ferramenta que você preferir. A mesma coisa acontece com programas e ferramentas online, como por exemplo um bom programa de edição de fotos ou qualquer outro software que tenha a ver com o seu trabalho, gerenciador de redes sociais, uma boa internet, computador e etc.

5- Tenha horários para acessar as redes sociais e responder e-mails
Já falei pra vocês sobre os blocos de respostas, e isso funciona pra tudo, e-mails, redes, whats, ligações e etc. Estipule um horário pra os seus blocos de respostas e fora deles esquece o mundo e foca no seu trabalho.
Costumo fazer isso logo na primeira hora de trabalho e no final da tarde, já redes sociais para lazer eu fico um pouco na hora do almoço e adoro ver o instagram a noite depois de um longo dia de trabalho.

6- Faça atividades fora de casa
Ficar o tempo todo em casa trabalhando não é bom, então saia tomar um sol na hora do almoço, vá a academia de manhã ou a noite. Mude um pouco sua rotina de trabalho, e saia para trabalhar em um café ou em um coworking, você pode conhecer pessoas na mesma área que você por lá e trocar experiências.
Participe também de palestras, eventos durante a semana pra mudar um pouco a rotina, fazer networking e aprender mais, como sempre digo, esteja em constante aprendizado e desenvolvimento, isso será ótimo pra você e vai te inspirar criar novos conteúdos e ficar mais leve.

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br