Desde quando iniciei meu trabalho em home office com blog, fiquei completamente viciada em planejamento, por natureza sempre gostei de organização, mas depois que comecei a  cuidar de várias coisas relacionadas ao trabalho sozinha, minha atenção ao planejamento aumentou 10 vezes mais.

Eu sempre aconselho vocês manterem a consistência e ter paciência, principalmente para quem tem vontade de trabalhar com internet, e o mais importante para que não desista no meio do caminho, é planejar tudo bem antes.

Sabe aqueles bloqueios criativos e insistem em aparecer nos momentos que você mais precisa fazer um conteúdo? Com planejamento você irá mandar eles pra bem longe!

Geralmente faço planejamentos bimestrais de conteúdos para o GN, mas já cheguei a fazer várias vezes trimestral, o prazo é você quem determina.
Sabe aquela tão sonhada liberdade profissional que eu falo? Ela só será conquistada se você se planejar e organizar tudo, caso contrário o trabalho irá engolir você, e não terá tempo para nada.

Quando tenho uma viagem marcada eu sempre faço meu planejamento bem antes, assim eu sei que posso viajar tranquila e o meu negócio vai ficar rodando e vendendo sozinho.

Os passos que irá seguir para criar um planejamento são:

1- Construção de Repertório
2- Foco em apenas um projeto
3- Categorias do blog
4- Ação
5- Ferramenta de agendamento

Agora vou explicar sobre cada um dos passos acima com detalhes para te ajudar melhor na construção do seu planejamento.

• Construção de repertório É algo que fazemos naturalmente sem perceber, todos dias estamos vendo sites, redes, vídeos, filmes no netflix e algumas pessoas tv.
Tudo isso são informações que vão ficando gravadas em nosso cérebro, e são dessas informações que as ideias chegam.

Então comece a se manter focada na construção de um repertório de qualidade, leia mais livros de acordo com os assuntos que você fala em seu blog, assista filmes e no final escreva pelo menos três lições aprendidas desse filme, se gostou muito assista de novo para tirar novos aprendizados e observar coisas que não viu.

O mesmo acontece se assistir uma novela, observe o cenário, os figurinos se você trabalha com moda ou a maquiagem, enfim.. Comece a observar as coisas com mais atenção, sabe aquela frase “viva o aqui e agora”? é exatamente, isso ajuda muito você se manter presente em cada coisa que estava fazendo ou observando assim você constroi o seu repertório.

Eu fiz um post aqui no blog, com várias dicas que podem ajudar bastante na hora de encontrar ideias para novas postagens em seu blog ou canal, veja aqui!

• Foco em apenas um projeto – Se por exemplo nesse mês você quer lançar algo novo no seu blog, um e-book, um curso e etc.

Mantenha o seu foco somente nesse projeto, por isso o planejamento antecipado é tão importante. Se no mês anterior você já deixou seus conteúdos prontos e programados, esse mês inteiro sua atenção vai ser apenas nesse projeto, que pode te trazer uma boa renda.

• Categorias do Blog – Quando você faz o seu planejamento de conteúdo por categorias do blog, nenhum assunto irá ficar sem posts, então toda vez que sentar para planejar os próximos posts ou vídeos, observe todas os assuntos falados no seu blog, muitas vezes pode acontecer por exemplo:

Tenho 6 posts para categoria “empreendedorismo” isso vai ultrapassar de 2 meses, não descarte a ideia coloque para o mês seguinte e inclua um novo post para outra categoria que está sem nada, assim irá manter um equilíbrio nos assuntos.

•Ação: De nada adianta ter um super repertório, super ideias anotadas e até temas para as categorias organizados, se você não fizer nada, o planejamento é importante exatamente por isso, a partir do momento que todos os temas estão organizados, você não precisa decidir mais nada, é só sentar e escrever ou gravar se for vídeo. Falei sobre roteiros de vídeos aqui!

• Ferramenta de agendamento – A tão sonhada liberdade profissional é alcançada com uma combinação perfeita de planejamento + ferramenta de agendamento com tudo planejado e feito, chegou a hora de programar tudo isso para se dedicar a outros projetos ou viajar, você escolhe!

Dentro do próprio wordpress e youtube já tem a opção de agendar o que é perfeito, eu uso também o plugin “Editorial Calendar” dentro do meu wordpress, com ele eu vejo a visão mensal dos meus conteúdos, posso salvar como rascunho os posts para escrever depois ou até mesmo ver quais estão agendados.

A partir do momento que você cria um planejamento bimestral e coloca ele em ação, a sua produtividade vai aumentar 2x mais e a qualidade do seu trabalho também.

Experimente fazer isso 1 vez e quando ver, já vai estar fazendo planejamento semestral, pois se torna algo viciante e que poupa muitas horas do seu dia a dia!

Uma dica: Comece construir seu planejamento sempre um mês antes dos próximos dois meses!
Por exemplo faça nesse mês de Fevereiro o planejamento de Março e Abril.

Quer construir uma marca forte na internet? Conheça o Instaglow e o Id. visual para empreendedoras digitais.

Seja você uma Garota de Negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba conteúdos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem sugestão, perguntas ou dúvidas?