Design não é apenas algo bonito, já ouviram dizer que “menos é mais”? É exatamente assim que um design bem feito funciona, ele é simples, porém facilita muito a vida de quem usa. Um exemplo de produto físico com um bom design é a Apple, os produtos além de lindos são simples de usar e muito funcionais.

A mesma coisa acontece com um blog ou site, então se você é empreendedora, tem seu negócio físico e quer criar um blog para divulgar a sua empresa, devo te alertar que o design do seu blog/site é um dos principais fatores para aumentar ou acabar de vez com a credibilidade da sua marca.
O mesmo acontece com quem trabalha apenas com blog e redes sociais, é muito importante ter um bom design de fácil navegabilidade, sem muitas informações poluindo e atrapalhando quem quer ler uma matéria no seu blog.

Você tem apenas 8 segundos, para que o visitante saia correndo do seu site ou confie muito e fique por horas e horas, consumindo todo o conteúdo.
Estudos comprovam que 94% das novas pessoas que acessam o seu site, podem não confiar se ele não possuir um bom design, não importa se o conteúdo é maravilhoso, a primeira impressão é a que permanece.

Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona. (Steve Jobs)

O que preciso para ter um design legal para o meu blog?

1. Simplicidade 
Essa sem dúvidas é a primeira dica, não exagere, coloque poucas informações, porém muito valiosas.
Não coloque um monte de propagandas ou até mesmo itens piscando e atrapalhando a leitura de quem está concentrado lendo aquela matéria legal que você demorou horas pra fazer.

2. Layout funcional 
É importante tem um layout de fácil navegabilidade, limpo e funcional, se possível contrate um design para fazer um layout totalmente personalizado do zero ou até mesmo compre um tema pronto e personalize do seu jeito, lembrando que não será totalmente exclusivo.
Quem me ajudou com o layout aqui do GN foi Juliana Fonseca site aqui! Ela é uma ótima design e uma excelente programadora <3

3. Identidade visual 
Não adianta ter um ótimo layout sem um boa identidade visual, é tudo um conjunto para trazer mais credibilidade para sua marca.
Dentro da identidade existem vários pontos, o primeiro é o logotipo, símbolo e slogan da empresa, se você está montando uma e não está muito familiarizada com isso, pode baixar, um e-book gratuito que falo tudo sobre o assunto.

-Paleta de cores
Dentro da identidade visual tem a paleta de cores, então escolha uma que represente a mensagem que você quer passar com a sua marca.
Use essa paleta de cores em tudo, blog, redes sociais, cartão de visita e etc, assim as pessoas vão sempre lembrar da sua marca não só pelo logotipo, mas também pelas cores.

-Imagens
As imagens do blog também são muito importantes, se possível produza suas próprias fotos, isso trás uma personalidade para o trabalho. Tenho um curso de fotos para instagram, mas as técnicas se aplicam a outras redes sociais, blogs e lojas virtuais também, se quiser conhecer clique aqui!

Agora se você não tem tempo e não curte muito tirar fotos, pode optar por imagens gratuitas, que nem sempre tem uma boa qualidade, ou imagens pagas. Uma boa opção, é produzir suas próprias fotos e intercalar com imagens pagas, isso te poupa o trabalho de fazer muitaaaas fotos, mas não deixa seu site sem personalidade.

Importante: Alguns bancos gratuitos, exigem os créditos na imagem, então não esquece de colocar, para não prejudicar o seu trabalho,  já imagens pagas não precisa colocar se não quiser, mas é legal usar sua marca d’água, diminuir a qualidade ou usa-las em montagens para terceiros não usarem as imagens que você pagou.

Nunca se esqueça que a internet é muito visual, então quanto mais personalidade você trouxer para o trabalho melhor. Fotos bem produzidas com alguns elementos da sua paleta de cores, um bom layout para o blog totalmente personalizado e claro muito conteúdo de qualidade para valorizar sua marca na internet.

O GN oferece consultorias exclusivas para novos negócios na internet ou empreendedoras que querem melhorar a comunicação digital da empresa, sabia mais aqui!

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br