Toda vez que alguém me pergunta com o que eu trabalho, respondo que é com marketing digital, mas a pessoa não contente quer saber mais, e como é complicado explicar, eu falo que tenho uma revista online. Eu realmente vejo o blog como uma revista online, tem montagens, fotos, matérias informativas, entrevistas, alguns tem até colunistas e  não podemos esquecer das propagandas e anunciantes também.

Bom assim como toda revista, precisa de um planejamento, pesquisas, calendário editorial, data de fechando e etc, a única coisa que muda e que ao invés de ir para impressão, quando uma matéria está pronta o nosso trabalho é divulgar.
Desde de quando criei esse blog, uso o mesmo método para organizar meu calendário editorial, e vem dando muito certo, quando tudo está planejado direitinho fica muito mais fácil de trabalhar.

Minha dica é que você mantenha tudo organizado, faça um planejamento de posts e conteúdos que quer produzir, quanto menos decisões precisar tomar no seu dia a dia, mais produtivo será o seu trabalho. Então comece já criando o seu calendário editorial e ver vai como tudo vai ficar muito mais fácil!

Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado – Paul J. Meyer, empresário

Hoje vim compartilhar como eu organizo o meu calendário de posts, pra falar a verdade sou apaixonada por organização e planejamento então fazer isso é uma terapia, me sinto leve quando vejo tudo prontinho, já quero logo acordar no outro dia para começar escrever um post que está no calendário.
A ideia é redigir os posts na ordem das datas, isso já facilita bastante, as vezes acontece de eu deixar uns três posts prontinhos na ordem e aparece um extra, assim eu posso fazer tranquilamente sem desespero.

Bom então agora vamos as dicas que eu uso:

1- Tire um dia para se inspirar e anotar ideias 

Aos domingos eu gosto de relaxar, fazer um Spa day, passear e também amo ler blogs, revistas e livros, principalmente em domingos de chuva e frio, que não dá nem pra sair de casa, então melhor ainda.
Quando estou lendo e encontro alguma coisa legal, anoto no meu App – Evernote, isso já ajuda bastante. Mas eu sei que tem pessoas que no domingo não querem nem saber de ler algo relacionado ao seu trabalho, querem realmente focar em outras coisas para relaxar mesmo, as vezes me sinto assim também. Então tem uma outra coisa que costumo fazer,  é separar 2 dias do mês apenas para ler novos conteúdos e anotar minhas ideias, além de ser relaxante te faz aprender coisas novas.

2- Monte seu banco de ideias

Depois de anotar todas as suas ideias, organize, eu uso o Evernote e lá eu mantenho tudo organizado por tópicos e vou colocando ok a partir do momento que produzo aquele conteúdo, é legal você colocar suas ideias prioritárias primeiro, assim não se perde.

Fique sempre de olho no seu banco de ideias, tire coisas, acrescente, enfim, mas não deixe virar bagunça pra não te atrapalhar!

3-Use uma ferramenta de organização apenas para o blog

Tenha um caderno, agenda, planner ou app apenas para o seu blog, assim tudo vai ficar concentrado lá e não se perde no meio das atividades do dia a dia!
Bom eu tenho um caderno do blog com todos os posts que vou fazer durante o mês, qual a data que eles vão entrar e também em qual categoria, isso precisa bater com meu calendário do blog
que logo abaixo eu falo pra vocês qual é, e como eu uso, ou seja tenho tudo manual e online, assim se acontecer algum imprevisto com internet eu tenho no caderno.

Eu também uso o meu planner do dia a dia, então logo quando finalizado o meu calendário editorial,  vou até o dia e anoto que post ou vídeo vai ser liberado, isso me ajuda a ficar atenta para divulgar e compartilhar meus posts nas redes sociais logo quando ele é liberado.

4- Organize por categorias

É importante você ter as categorias do seu blog muito bem definidas, ou seja, os assuntos, isso ajuda demais na hora de organizar os conteúdos. Leia as dicas desse post, nele eu falo sobre as categorias.

5- Agende sua publicações

Assim como falei na dica 3, o meu caderno precisa bater com as datas do calendário do blog, então caso você ainda não tenha, a minha dica é que instale o Plugin – Editorial Calendar
Fica tudo muito mais fácil:
1- Abra o seu banco de ideias
2- Escolha uma data no calendário
3- Defina o post que vai daquele dia
4- Uma dica também é anotar alguns tópicos e até links, dentro de cada post pra te ajudarem na hora de você redigir.

Nunca aperte o botão AGENDAR, para o post não ir ao ar, apenas salve como RASCUNHO e ele já fica no calendário!

Vejam só como fica mais fácil para visualizar tudo:

7-Permita seu público conhecer a agenda de publicações

E a última dica é que você avise seus seguidores quando é dia de post, defina uma agenda para o seu blog!
Aqui no GN por exemplo tem post toda segunda-feira e vídeo toda quarta-feira, e quando tem conteúdo extra eu aviso nas redes sociais, lembra da revista? Então ela é mensal ou quinzenal e os leitores sabem quando vão receber, então avise os seus também quando podem encontrar conteúdo novo no seu blog.

Espero muito que tenham gostado das dicas.

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