por-onde-comecar-um-blog0

Há 4 anos eu criei um blog, porém nem me lembro como comecei, se eu tinha conteúdos organizados ou não, a única coisa que consigo me lembrar é que o meu foco eram vídeos, então quando publiquei o meu primeiro vídeo eu já tinha mas uns 6 prontos e editados para postar, afinal naquela época o meu foco eram os vídeos e não escrever bons artigos no blog.
Agora depois de quatro anos eu decidi criar o GN e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: Por onde começar?

Sim, é preciso planejar todo seu conteúdo antes de colocar o primeiro no ar.

Eu sempre fui uma pessoa que quis pensar em tudo e deixar pronto antes de contar pra alguém, já não sei se isso é algo bom um ruim, mas única coisa que eu sei é que enquanto eu não tenho tudo prontinho para pelo menos respirar 1 mês eu não paro, ou melhor quem trabalha online com produção de conteúdo nunca pode parar , mas precisa muito se organizar pra conseguir tomar um fôlego e voltar a criar tudo de novo, pelo menos é assim que eu funciono.

Hoje eu decidi trazer uma dica super legal pra vocês que me ajudou na hora de começar esse projeto. Bom eu já sabia sobre o que eu queria falar porém eu precisava finalizar as anotações de todo conteúdo que estava na minha cabeça e seguir uma ordem, foi ai que eu comecei escrever os artigos do meu blog e adivinhem por onde eu comecei?

Iniciei tudo pela página (Sobre),  sim foi ela quem me faz abrir a mente e começar escrever meus artigos, lá eu coloquei tudo o que eu estava querendo contar pra vocês e também um pouco do conteúdo que eu gostaria de falar, isso ajudou a fluir ainda mais as minhas ideias e o que eu queria te fato passar para o meu público.
Mas agora que  já escrevi o que vai na minha página (Sobre) qual será o primeiro artigo do blog?

por-onde-comecar-um-blog

Agora vamos as dicas:

1- Comece dando boas vindas: O primeiro post do seu blog pode ser de boas vindas contanto um para seus leitores qual é o conteúdo que eles vão encontrar ao entrar em seu site.
Isso vai ajudar você frisar bem quais vão ser as categorias, vamos falar delas mas adiante.

2- Ofereça algo: Você pode fazer o primeiro ou o segundo post oferecendo um arquivo para download como por exemplo um e-book, checklist, infográfico e etc, isso vai ajudar você a capturar email para a sua lista, trazendo essas pessoas sempre de volta para conferir um novo conteúdo postado, além delas terem um produto muito legal que você criou para baixarem.
Uma dica legal também é você juntar o post de boas vindas com o arquivo para download, faça como preferir.

3- Escreva um artigo chamativo que passe credibilidade: Sabe todas aquelas informações de um assunto que você domina muito e está guardando a tempos para falar? Então
coloque tudo nesse post. Fale sobre algo que domina mostre que entende sobre o que vai apresentar em seu blog, isso vai ajudar a conquistar a confiança do público.

4- Divida muito bem as categorias do seu blog: Como falamos na primeira dica, você precisa definir muito bem quais são as categorias, ou seja assuntos que vai falar.
Inclua assuntos que você sabe que irá gerar muito conteúdo, não adianta nada você incluir uma categoria no seu blog fazer apenas 1 post e abandonar ela pra sempre.

5- Escreva posts para categorias : A última dica é também sobre as categorias, quando você for se organizar para começar a escrever os seus artigos, inclua pelo menos 1 post em cada uma delas para iniciar, assim você libera um artigo por vez de cada assunto.
Uma sugestão é seguir essa ordem sempre, assim nunca nenhuma das categorias ficará sem post.

Gostaram? Me contem nos comentários se vocês já tem blog e por onde começaram.

Não deixe de se juntar ao time GN- Seja você uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.

Tem sugestão, perguntas ou dúvidas?
Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br