aumente-sua-produtividade-pomodoro1
Quando se trabalha em casa perder a concentração é muito fácil, portanto eu quero muito trazer várias dicas de produtividade que podem ajudar vocês nas atividades do dia a dia.
Essa dica de hoje é muito simples, e eu tenho certeza que vai mudar muito a tua forma de trabalhar e vai aumentar a sua produtividade.

A técnica pomodoro foi criada por Francisco Cirillo, ele criou essa técnica para se concentrar nos estudos, nos anos 80 quando ainda estava na universidade.
Ele resolveu usar um pomodoro, que é um timer de cozinha em formato de tomate, para marcar o tempo de suas atividades, se você pesquisar na internet por timer de cozinha vão aparecer vários modelos, mas o que o Francisco usava na época era o de tomate.

Depois de ter sucesso usando o pomodoro em seus estudos, Francisco melhorou a técnica que também começou a ser usada em atividades profissionais, e até hoje ela é muito famosa por aumentar a produtividade de quem aplica.

Técnica pomodoro, 25 minutos de concentração total.

aumente-sua-produtividade-pomodoro2

Como utilizar essa técnica?
Você não precisa necessariamente de um timer de cozinha, hoje existem aplicativos pomodoros e também o timer do seu celular que é muito eficiente, pegue também um papel e uma caneta, anote as atividades que irá fazer e quantos pomodoros você irá usar em cada uma delas.
O tempo usado em cada pomodoro é de 25 minutos de concentração total, sem distrações como por exemplo: ver o celular, email, conversar com alguém ou até mesmo beber ou comer alguma coisa.

Passou os 25 minutos e você ainda não terminou a atividade que começou, não se preocupe pare imediatamente por 5 minutos e descanse, se possível não faça nada relacionado ao trabalho nesse tempo.
Após você completar 4 pomodoros faça pausas longas de 15 a 30 minutos, quanto mais pomodoros você fizer em seu dia de trabalho melhor, mas cuidado para não perder a qualidade das atividades realizadas.

Existem pessoas que usam um tempo maior de pomodoro como por exemplo 50 minutos, mas dai é você quem decidi se vai ter concentração total nesse tempo, e se você trabalha em casa, converse com a sua família e explique que nesses 25 ou 50 minutos você não pode ser irrompida, se tem algum e-mail ou ligação “urgente” eles podem esperar por 1 pomodoro, então não perca a concentração.

Me conte nos comentários se você já conhecia essa técnica e o que achou.

Não deixe de se juntar ao time GN- Seja você uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.

Tem sugestão, perguntas ou dúvidas?
Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br