Esta é uma pergunta que precisa de uma resposta, caso você queira o sucesso do seu negócio. E confesso que esta é uma parte do negócio que ainda me causa algumas dúvidas. Consequentemente, é a área que mais necessito estudar, pois não posso oferecer algo sem saber o que minha cliente realmente deseja.

Muitas empreendedoras obtêm poucos resultados nas postagens de seus produtos e/ou serviços. E se questionam a respeito da eficácia das redes sociais.

Bem, vamos ver o potencial delas!

  • Facebook – 2,23 bilhões de contas
  • Youtube – 1,9 bilhão de contas
  • Instagram – 1 bilhão
  • Linkedin – 600 milhões

Diante destes números eu digo que seu negócio precisa estar presente nas mídias sociais.

Assim como antigamente, nos jornais e revistas um anúncio era criado com o propósito de atingir seu público alvo, atualmente, nas redes sociais, não é diferente.

Com o acesso fácil às redes sociais, os próprios donos de negócios, gerentes e vendedores podem fazer as suas postagens. Eu mesma faço as postagens da minha loja, e não sou formada em propaganda e/ou publicidade.

Mas como fazer isso funcionar?

  • Estudando, pesquisando, participando de cursos, workshops sobre o assunto. Observando publicações de sucesso que tenham o mesmo tipo de negócio que o seu.
  • Seguindo profissionais que trabalham com redes sociais, cadastrando seu e-mail para receber conteúdos exclusivos.

Foi exatamente isso que eu fiz, inclusive meu primeiro curso foi com a Endy Benittis. Gratidão!
Com o conteúdo absorvido e aplicado, eu gostaria de compartilhar com você o que aprendi nesta caminhada. 

Separei as melhores dicas para seu negócio ser um sucesso nas redes sociais. Vamos lá!

1º  Saiba quem é seu público alvo. 
Sem saber esta resposta não há como continuar seu negócio. 

2º Faça campanhas que tenham um começo e um fim.
Com tema e conteúdo relevante para seu público alvo. Answer The Public e Google Trens são duas ferramentas que podem ajudar na busca por conteúdo.

3º Para cada post escolha criteriosamente uma ou mais fotos de boa qualidade. 
Facetune é um aplicativo usado para correções de fotos. É maravilhoso!

4º Acompanhe e estude as métricas dadas pelas próprias redes sociais. 
Assim você saberá os melhores dias e horários para postar. Percentual de público feminino, idade, região, etc. Entre nas configurações, esta informação está lá.

5º Tenha constância nas postagens. 
Faça pelo menos 4 publicações por semana. Buffer é uma ferramenta gratuita que faz agendamentos de posts nas redes, mas existem outros também. 

6º Use sempre hashtags nos seus posts do Instagram. 
Estas devem ser referentes às fotos e aos produtos e/ou serviços oferecidos. O Tag O’Matic te ajuda a encontrar as hashtags certas.

7º Responda sempre as perguntas dos seus clientes. 
Tire todas as dúvidas existentes e não demore para responder. As redes são dinâmicas e existem muitas ofertas como a sua.

Eu sei, eu sei! São muitas dicas, muitas coisas para aprender, muitas ferramentas para conhecer e saber usá-las. Mas o que me moveu e move até hoje, é o amor que tenho pela loja Ludmilla Möllmann. 

Meu negócio é como um filho, que precisa ser cuidado, orientado e amado diariamente até conquistar sua “maioridade”, sua independência e poder caminhar sem tanta ajuda.

Então pergunte-se, primeiramente, se este é o seu “negócio”, se é o que te faz feliz, se é a sua vibe mesmo. Se for, não será difícil conquistar o mundo com ele.
Boa sorte! Abraço.

@mollmannludmilla

Quer ser uma empreendedora convidada para escrever aqui no Garota de Negócios? Envie um e-mail para contato@garotadenegocios.com.br apresentando o seu negócio.