Mais um ano terminando e 2020 já está batendo na porta. Sendo o marketing digital algo em constante evolução, separamos as principais tendências do mercado para o próximo ano. E você, como empreendedora, precisa estar por dentro para continuar evoluindo junto com o mercado.

1. Chats Privados 

Especialistas afirmam que a tendência é que os usuários/consumidores darão preferência por um contato mais próximo, o que já vem acontecendo. Um exemplo: é o Whatsapp que já está sendo utilizado para vendas. Inclusive, algumas empresas ao invés de uma newsletter, estão criando grupos de whatsapp ou lista de transmissão para aproximá-los da marca.

Você sabia que na Índia já há a possibilidade de pagamento pelo próprio aplicativo do Whatsapp? E pode ser que logo essa função chegue ao Brasil, ainda que não tenham uma data prevista.

Outra super  tendência é o Telegram, que também é um aplicativo de mensagens. Com mais funções disponíveis do que no whatsapp, como por exemplo: número ilimitado de integrantes no grupo do Telegram, possibilidade de um novo integrante ter acesso a conteúdos já compartilhados, possibilidade de criar um canal entre outras funcionalidades. O Telegram vem ganhando espaço, já que algumas empresas aproveitam esse aplicativo para criar grupos com milhares de pessoas e compartilhar o conteúdo,  dessa forma, não precisam criar centenas de grupos para comportar sua audiência.

Para você que ainda não utiliza o whatsapp/telegram como meio de comunicação com suas consumidoras, esse pode ser o momento de implantá-lo em sua estratégia

2. Inteligência Artificial

Apesar de há muitos anos falarem sobre isso, agora a inteligência artificial está mais perto. Empresas de tecnologia estão utilizando o IA como forma de melhorar a experiência do consumidor.

Atualmente já temos a Alexa da Amazon, o Google com a procura por voz e novas funções para facilitar a experiência do consumidor, chatbots inteligentes, entre outros.

Você, empreendedora, pode aproveitar os novos recursos para ser encontrada. Sendo a otimização do SEO, algo que pode te ajudar mesmo em procura por voz!

Você é encontrada no Google Maps? E no Waze?

Se a resposta foi “não”, esse é o momento de mudar isso!

Para quem é da área de tecnologia, essa pode ser a oportunidade de criar soluções tecnológicas acessíveis e funcionais. Você pode identificar um problema e criar, por exemplo, um aplicativo de fácil manuseio e que facilite a experiência do cliente.

3. Transparência da empresa

Os consumidores estão cada vez mais pedindo por uma nova postura da empresa. Querem mais transparência, principalmente quanto a armazenamento de dados, e como a empresa utilizará as informações obtidas.

Além disso, para um relacionamento duradouro, uma empresa precisa de um propósito claro, algo que aproxime o cliente da marca.

A humanização da marca, dos processos, e comunicação, é algo que está em pauta. Falar com pessoas e não apenas com usuários. Engaja-los, encantá-los e dar espaço para que os clientes possam participar de decisões.

Um exemplo são as empresas que identificam uma oportunidade e, pedem a opinião do público através de sugestões e votação. Essa é uma forma de inteirá-los nos processos da empresa, e, principalmente, fazer com que se sintam importantes.

Você também pode adotar essa postura, fazendo com que sua marca ganhe mais valor percebido e, principalmente, estreitando o relacionamento com suas clientes.

-> Confira como os negócios estão mudando!

No item 2, citei a busca por voz, mas a busca por imagens também está se popularizando (busca visual).

4. Busca por imagens

O que isso quer dizer?

Que esse é o momento de otimizar os buscadores do Google através do SEO de imagens. Sim, as pessoas podem chegar até sua empresa, mas para isso, você precisa otimizar o máximo possível seu site, as imagens, endereço, facilitar para que seja encontrada.

Para o segmento de moda, essa pode ser uma oportunidade! Como as fotos de looks é algo importante nesse segmento, ao otimizar o SEO das fotos você pode ser descoberta!

-> Playlist de como utilizar o Pinterest no seu Marketing!

5. Conteúdo em áudio

Você percebeu um crescimento no consumo de áudio? Na popularização de podcasts?

Pois é, a tendência do marketing para 2020 é que continue aumentando o consumo desse tipo de material. Afinal, nem todas as pessoas tem muito tempo disponível para parar e ler alguma coisa… Sendo assim, o podcast, por exemplo, é uma forma de o usuário consumir o conteúdo enquanto faz outras tarefas, otimizando o tempo.

Você pode implementar isso no seu empreendimento também. Por exemplo: disponibilizando o artigo escrito e em áudio. Dessa forma a pessoa pode escolher a melhor forma de ter acesso ao seu conteúdo. Além disso, é possível criar conteúdo em áudio e disponibilizá-lo em plataformas de podcast.

Você provavelmente viu que muitas empresas estão apostando em marketing de conteúdo, ou seja, entregar valor para o lead (um potencial comprador), para em um futuro próximo ele venha a se tornar cliente de fato. Esse valor pode ser um e-book, um vídeo, um artigo ou um podcast.

É possível criar um conteúdo em áudio e disponibilizá-lo em mais de uma plataforma.

6. Experiência humana

Além da constante tecnologia e inovação, a humanização será um fator determinante ao criar um relacionamento.

Isso quer dizer, oferecer uma experiência com atenção e empatia, otimizando a experiência do consumidor, e não se limitando a atendimentos robóticos.

Um exemplo é a humanização do e-mail, que consiste na ideia de falar com sua base de leads, como se falasse individualmente, de forma personalizada, conectando e conversando com cada um.

Como é a experiência do seu cliente com sua marca? Como se sentem? De que forma você poderia aproximá-los?

Veja aqui, todos os treinamentos que oferecemos aqui na plataforma GN.

Gostaram do conteúdo? Deixe nos comentários o que acharam e qual tendência pretende explorar!