Aqui no GN sempre tem os posts de coisas para tentar no mês, eu sempre falo que é legal você tentar algo novo a cada mês para que ele seja incrível.

Nesse mês de outubro decidi fazer diferente e trazer 6 coisas que você pode fazer pelo seu negócio, afinal se você empreende e faz o que ama seu negócio está presente em 80% dos seus dias. Estamos nos aproximando do final de 2017, sim ele passou voando, mas ainda dá tempo de fazer analises, começar novos projetos, alcançar sua metas e etc.

Veja outros posts dessa categoria:
• 5 coisas para tentar no mês da primavera – Setembro
• 5 Coisas para tentar em Agosto
7 Coisas para fazer em Junho
• 6 coisas para fazer em fevereiro

Quando surgirem os obstáculos, mude a sua direção para alcançar a sua meta, mas não a decisão de chegar lá.

1- Revise o seu plano de negócios
Se você ainda não tem um plano de negócios é importante fazer isso logo. O plano de negócios é basicamente um planejamento da sua empresa que ajuda a te guiar sobre os próximos passos da sua empresa. É importante ter essa visão de futuro, é aquela famosa pergunta, só que reformulada: O que você quer para sua empresa daqui 5 anos?

E pra quem já tem o plano de negócios, pare e revise se o negócio está no caminho certo, tomando o rumo que você planejou ou até está melhor que isso, ou se é preciso mudar algumas coisas para chegar onde tanto quer.

2- Analise os resultados ao longo do ano
Todo começo de ano traçamos metas, seja para nossa vida pessoal ou nosso negócio. Esse é o momento de revisar como estão os resultados, conseguiu atingir as suas metas? Ainda falta algumas para atingir? Estamos em outubro dá tempo de alcançar os objetivos do ano.
Se for algo muito grande que não conseguiu durante o ano, apenas comece logo e não tem problema concluir em 2018, o mais importante é dar o primeiro passo.

3- Crie uma lista de e-mails
Você tem um negócio online e ainda não criou um lista de e-mails? Então não perca tempo, a lista é o contato direto com sua cliente ideal ou leitora.
É possível enviar conteúdos ou promoções legais para elas/eles e até mesmo conversar direto pelo e-mail, responder dúvidas, ajudar e etc. Fiz um post aqui falando sobre a importância de ter uma lista de e-mails e como construir uma.

4- Comece um projeto novo
Estamos em outubro, ainda dá tempo de criar algo novo, faça algo que te desafie a aprender mais a crescer o seu negócio.
Alguns exemplos:
Tem um blog? Crie uma nova categoria nele, comece falar de um novo assunto relacionado ao seu nicho.
Tem um canal no youtube? Faça uma nova série de vídeos
É autônoma? Que tal começar melhorar a comunicação digital do seu negócio, crie uma página no facebook e post vários conteúdos legais, um Instagram, um blog, enfim traga o seu serviço para o digital.
Tem uma loja online? Que tal criar ou incluir algo inovador  no seu catálogo de produtos?

5-Analise como está sua renda mensal
Quando iniciamos um negócio é normal querer investir tudo na empresa, mas se você já tem um negócio há um tempo é importante começar a guardar uma pequena parte dessa renda pra você, como seu salário por exemplo, nem que seja um pouco.
Se você tiver um pequeno salário, pode guardar, comprar coisas que gosta, fazer uma viagem enfim ser recompensada por fazer um bom trabalho! 🙂

6- Avalie o seu portfólio de produtos
Seja produtos digitais ou físicos, avalie se eles são bons, qual está vendendo mais e qual precisa mudar e se necessário também crie algo novo  e inovador não só para aumentar o seu portfólio de produtos como também para realizar mais vendas.

Espero que tenham gostado das sugestões de hoje, experimente fazer pelo menos 1 dessas coisas, vai ótimo para o andamento do seu negócio 🙂