Algumas pessoas acham que trabalhar com internet produzindo conteúdo é fácil, mas essa não é bem a realidade de quem realmente produz conteúdo de qualidade e está constantemente pesquisando, estudando e buscando o melhor para trazer aos leitores.
Se você já trabalha com isso a algum tempo sabe que existem momentos na vida que passamos por bloqueios criativos, isso existe sim, as vezes por conta de algum problema com a família, amigos, algum momento difícil que está passando em sua vida ou pressão do próprio trabalho, prazos de entrega e etc.

Lembra lá do começo do seu blog, quando ainda estava em processo de criação? No começo ficamos empolgadas planejando todo conteúdo que será postado, mas ao longo do tempo parece que tudo o que irá publicar começa a se repetir, isso normal pra quem está blogando a algum tempo e quando está passando por bloqueios criativos é pior ainda, parece que nada de novo sai.

Não desanime, existem algumas formas de ter novas ideias para o seu blog e fazendo esses simples exercícios sempre, você vai conseguir criar um fonte inesgotável de conteúdo. Pesquisar, ler, se inspirar é incrível para quem ama o que faz, então você vai ver o quanto vai ser bom montar o seu banco de ideias, vai ser uma terapia e melhor ainda seu blog nunca mais vai ficar sem conteúdo, e se você faz vídeos para o youtube ou quer começar a gravar tem um post aqui no blog sobre ideias de conteúdos para vídeos.

Dica extra: Não deixe somente o titulo da ideia do post no seu banco de ideias, escreva também alguns tópicos sobre ele, pra na hora de redigir ser mais fácil de lembrar.

Faça sempre os exercícios abaixo e crie um conteúdo inesgotável:

1.  Categorias do seu blog
Esteja sempre de olho nas categorias do seu blog, com o tempo é normal incluir novos assuntos com isso criar mais categorias, e acabar esquecendo das antigas. Então esteja sempre de olho nas categorias, anote todas e pense em vários temas dentro de cada uma delas, assim nenhuma vai ficar abandonada. Tem leitoras que visitam seu blog exclusivamente por ter aquele assunto que adora, então procure sempre alimentar todas as categorias.

2.  Seus posts publicados
Sem dúvidas essa é a melhor dica, tudo que já foi publicado pode virar um novo conteúdo, esse é um exercício ótimo para se fazer sempre. Acesse os seus posts antigos, pode ser os últimos 6 ou até mesmo alguns dos primeiros posts que você publicou no blog, isso vai ajudar você entender se continua com a mesma essência, o que melhorou e etc.

Mas o exercício é bem simples, você vai escolher então 6 posts e analisar alguns pontos:

  • Quais foram os comentários do post? (Teve sugestão, dúvidas etc?)
  • O post teve bastante visualização, foi bem aceito pelo público?
  • Como foi a interação nas redes sociais, positiva ou negativa?
  • Quais foram os pontos de vista, explore isso
  • Leia novamente o post, foi editorial ou lista, você pode explorar melhor os itens da lista?

Analisando esse pontos do post você vai conseguir criar novos conteúdos a partir dele, vou fazer o exercício como exemplo com 1 post pra vocês entenderem:

Meu post – Como gerar rendas passivas através da internet 

  • 5 Empresas que oferecem programas de afiliados. 
  • O que é marketing de conteúdo?
  • 6 passos para criar um produto digital
  • Onde comprar templetes profissionais para wordpress

Prontinho de apenas um post eu tirei 4 ideias e tiraria muito mais se eu ficasse mais tempo analisando, esse foi um pequeno exemplo, agora fazendo isso com 6 posts você pode ter muito mais ideias e com isso gerar muito conteúdo novinho 🙂

3. Desconecte-se 
É muito bom se desconectar, ir a praia ou a um parque, passear pela cidade, meditar, respirar ar puro. Durante o passeio ou quando estiver com os olhos fechados respirando, você pode ter novas ideias, olhando as pessoas em sua volta também podem te gerar insights, então desconecte-se saia pra se distrair sem pensar no trabalho, e quando perceber tudo o que viu quando estava em off pode te gerar novas ideias para conteúdos.

4. Redes sociais ou sites de noticias 
O pinterest é um rede incrível que sou apaixonada, tem fotos, posts de blogs incríveis, infográficos que podem ajudar e muito no seu conteúdo.
Além dessa rede incrível tem o próprio instagram que eu também amo, o weheartit, tumblr, google trends, flipboard (que é um site ótimo, você escolhe os assuntos que quer ler) entre outros.

5. Visitando outros blogs
Quando você está lendo outros blogs, os posts podem de gerar insghts e você pode fazer o mesmo exercício que faz com os seus posts, assim como na dica número 2, essa é uma forma incrível de gerar novos conteúdos de qualidade para o seu blog, sem precisar fazer algo super parecido com o que leu em outro blog. Essa é uma boa dica também para quem está iniciando um blog e não sabe muito bem por onde começar.

Fazendo sempre esses exercícios seu banco de ideias vai ficar gigante e você vai poder até escolher sobre qual conteúdo quer escrever.
Compartilha nos comentários se você também tem algum truque para gerar conteúdo para o seu blog 🙂

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br