Quando falamos sobre uma marca é comum algumas pessoas associarem a uma logo ou a um nome. Porém a grande verdade é que uma marca é muito mais do que isso,  ela está associada a inúmeras coisas relacionadas à sua empresa. Por isso, criar uma marca é um passo fundamental para um negócio de sucesso.

Infelizmente nem todo mundo que tem uma empresa consegue perceber isso. E dessa forma, pode acabar resultando na dificuldade do desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Nesse artigo resolvi separar razões para você criar uma marca. Tenho certeza que você isso vai te ajudar a analisar todas as vantagens de construir uma marca inesquecível.

Não crie um produto, crie uma marca.

Antes mesmo de te falar quais são as razões, tenho duas perguntas!

1º Quando você pensa em celulares e computadores incríveis, qual é a primeira marca que vem na sua cabeça?
2º Quando você pensa em um refrigerante, qual é o mais conhecido no mundo todo?

Apple e Coca-cola, são algumas das marcas mais valiosas do mundo, elas possuem fãs, apaixonados, comunidades de pessoas que adoram cada uma delas.
A Apple atingiu um valor de mercado de um bilhão de dólares e poderia ser um País. Agora imagine só o poder de criar uma marca inesquecível, veja as razões:

Geração de novos clientes
Quantas vezes você já citou alguma marca no seu dia a dia ou simplesmente associou alguma coisa a um determinado empreendimento. Agora comece a pensar que essa marca no qual você tanto fala poderia ser a sua.

Quando você trabalha bem as suas estratégias de branding, você passa a conquistar novos clientes, apaixonados pelos produtos e serviços que você oferece e consequentemente elas falam da sua marca para outras pessoas. Dessa forma, recebe cada vez mais e mais clientes.

Um outro excelente exemplo com foco na parte visual das estratégias de marca são os feeds do Instagram. Você em algum momento já entrou em um perfil sem querer, se apaixonou pelo feed e quis continuar seguindo pelo fato de ser incrível? Ali você criou uma conexão com aquela marca.

Eu dei o exemplo da parte visual, já que é primeira impressão que temos quando entramos em um feed do instagram, em um site e tudo na internet, tudo é visual, então a primeira impressão é a que fica.
Por isso que sempre falo na importância de investir em uma boa Id.visual alinhada a sua marca, inclusive temos um treinamento sobre isso aqui na Oficina de cursos do GN.

Você mostra originalidade em seu negócio
Alguma vez você já parou para pensar em grandes marcas que tem uma identidade visual parecida? É quase impossível lembrar-se de alguma agora, porque todas essas marcas famosas que tanto vemos, tem a sua identidade, sua originalidade.

Por exemplo, quando você vê uma maça mordida é difícil não pensar na Apple, ou um M em amarelo é quase impossível não pensar no MC Donald’s. Isso tudo acontece porque esses grandes empreendimentos possui uma Identidade bem pensada. Dessa forma, não tem como você associar qualquer outro tipo de empresa.

Mais alguns exemplos:
Alguém ai fala “hastes flexíveis”? Ou fala “Cotonete”?
Alguém dai fala “palha de aço”? Ou fala “Bombril”?

Perceberam como a marca virou sinônimo do produto? Isso é Branding!

Uma vez que você decide apostar em criar a sua marca, você traz total originalidade para o seu negócio/produto e serviço, já que define a proposta de valor, o conceito, design e todos os outros processos de Branding.

Diferencial entre os outros concorrentes
Antigamente a concorrência era por conta da qualidade dos produtos, dos preços entre outros fatores que hoje não é mais um problema.
Com a tecnologia e fácil acesso a informação, muitas pessoas conseguem tem um produto de qualidade e a competição por preço já não funciona mais, se você ainda pensa dessa forma, é importante se atualizar.

Então com tudo isso em mãos e com fácil acesso a todos, para se destacar dos concorrentes você precisa criar uma ótima marca, fazendo um excelente trabalho de branding e se, o seu negócio for digital como de muitas mulheres por aqui, precisa dar máxima atenção o design.

Melhora o desenvolvimento da sua empresa (vendas)
E por fim, não podemos esquecer que a criação de uma marca traz mais resultados para a sua empresa. Dentre as razões que citamos acima, ficou nítido como isso pode melhorar suas vendas e aumentar o seu faturamento.

Sem contar a quantidade de Brandlovers (Pessoas que amam sua marca, defendem e indicam naturalmente a outras pessoas) que você irá conseguir ao criar um marca bem planejada, com visão, valores, voz, design e etc.

Gostou das razões citadas acima? Você pode começar já criando a Id.visual da sua nova marca, com ajuda do nosso treinamento Id.visual para empreendedoras e até visitar o GNSTUDIO para conhecer os templates para Instagram e kits de branding.