Hoje em dia muitas pessoas sonham em empreender, principalmente na internet, que é mais flexível e trás liberdade profissional, mas o que todo mundo esquece é que nem tudo são flores. Ter o próprio negócio não é tão fácil assim, exige muita dedicação, planejamento e persistência.

Quando decidi mergulhar de cabeça e correr atrás do meu sonho de empreender na internet, tive que abrir mão de algumas coisas e passei por vários momentos chatos também, mas não desisti e segui em frente, hoje posso dizer que estou feliz fazendo o que eu mais amo na vida.

Eu já contei pra vocês que desde criança eu brincava de “escritório” com as minhas primas e amava calculadoras velhas, blocos de papel e etc.. Minha vontade de empreender veio de criança porque eu adorava mandar e criar brincadeiras novas. O que eu não sabia é que a realidade de ser adulto é bem diferente, e também imaginei que hoje eu estaria aqui empreendendo na internet.

Sempre falo pra vocês o quanto é incrível ter um negócio online, as vantagens são muitas, mas é preciso enfrentar algumas realidades também, que pra mim são pequenos problemas perto de tantas coisas boas que o empreendedorismo digital me trás. Hoje quero te contar 11 verdades sobre ser uma empreendedora digital, senta pega o café, e se você quiser ser uma empreendedora, vai precisar saber tudinho.

Pessoas que estão a caminho de um propósito, não tem tempo para drama nem distrações  – Brendon Burchand

1- As pessoas não entendem o que você faz
Quando você fala que trabalha com internet, blog, canal e etc, as pessoas realmente não entendem como você faz pra ganhar dinheiro. E não adianta você tentar explicar, porque nunca vão entender. Quem trabalha com isso sabe que  não existe apenas uma forma de ganhar dinheiro com isso, existem várias, então as pessoas que não são do ramo nunca vão entender mesmo.

2- Muitas vezes você vai precisar tomar decisões sozinha
Sim isso mesmo! Quando você está no comando é você quem precisa decidir o que é melhor para o seu negócio e pra você também, diferente de quando você trabalha em uma empresa e seu chefe decide o que você precisa fazer. Se você está no começo e ainda trabalha sozinha, precisa tomar todas as decisões e  se tiver uma equipe um dia, a palavra e decisão final sempre será sua.

3- É necessário abrir mão de algumas coisas
Quando decidi que iria empreender e investir no meu negócio, precisei abrir mão de algumas coisas como por exemplo, comprar roupas,  e eu tinha a mania de querer todo modelo novo de celular que saía, mesmo o meu funcionando perfeitamente, mas comecei a prestar atenção em tudo isso e entender que se eu quisesse ter o meu negócio precisaria abrir de algumas coisas, passei a parar de comprar roupas para investir em treinamentos para melhorar cada vez mais o meu negócio, gastar menos dinheiro a tôa e usar o meu celular mesmo que funciona perfeitamente e me ajuda muito no meu trabalho.
Pense duas vezes antes de comprar alguma coisa que vai te fazer feliz por dia ou alguns dias ou vai te trazer um “status” e comece a focar mais nos seus objetivos, no seu negócio, e pra isso você vai precisar sim abrir mão de algumas coisas. 

4-A tranquilidade financeira demora pra chegar
Isso é fato! Você precisa aprender viver com menos, praticamente todo dinheiro que você ganha é para reinvestir no seu negócio, afinal você quer que ele cresça.
A vantagem de empreender online é que o retorno chega mais rápido do que em um negócio fisico por exemplo, mas não se iluda achando que vai ficar rica do dia para noite, porque não existe milagre sem trabalho duro.

5-Você pode não ter apoio de pessoas importantes pra você
Como eu falei no item número 1, muitas pessoas não entendem como é trabalhar com internet. Pode acontecer da sua família ou amigos não te apoiarem e acharem que você precisa procurar um emprego de carteira assinada e parar de “brincar” no computador o dia inteiro. Sim tem pessoas que pensam isso.
Mas você precisa manter o foco e não ouvir o que falam, dar a volta por cima. Isso pode ser o principal motivo das pessoas desistirem no começo, ver sua família ou pessoas que você ama não acreditando em você é realmente ruim, mas a motivação vem de você, então siga em frente.

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura para sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente” – Zig Ziglar

6-Nem tudo é legal como parece
Você até pode estar trabalhando com o que ama, mas sempre tem uma atividade ou outra que não é a sua preferida e mesmo assim você vai precisar fazer, afinal é o seu negócio que está em jogo, principalmente se ainda está no começo e você ainda não tem muita grana pra terceirizar ou contratar alguém.
Outra coisa que não é legal como parece, é que a partir do momento que você começa a crescer e fazer sucesso, as criticam chegam, principalmente na internet. Mais pense assim: +criticas +sucesso = + dinheiro no bolso, estou falando de criticas desconstrutivas, porque as construtivas são sempre bem vindas!

7- Todas as áreas estão na sua mão
Quanto mais você dominar o que faz, melhor, tudo está em suas mãos agora, invista em treimentos, amplie seu conhecimento, quanto mais você souber, melhor. Caso aconteça algum problema você sabe resolver, se precisar contratar pessoas você vai saber delegar e saber se ela está fazendo um bom trabalho, afinal você também entende sobre aquele assunto no qual contratou ela pra trabalhar.

8- Você fica ansiosa para o dia começar
Quando você ama muito o que faz e tem tudo em suas mãos, fica realmente ansiosa por mais um dia de trabalho. Eu fico super ansiosa para começar logo cumprir as atividades da minha lista de tarefas ou quando vou iniciar um novo projeto, e quando o dia termina estou feliz, porque sei que estou trabalhando duro, pela minha empresa, isso é gratificante.

9- Vai existir concorrência
Isso é fato, principalmente na internet, mas nunca jamais deixe isso te desanimar. Estude, se dedique e busque o seu diferencial, a partir do momento que você está segura do que faz, da qualidade do seu produto e das vantagens que entrega para o seu cliente, a concorrência será um simples detalhe.

10- Disciplina
Sim, muita disciplina, muito planejamento e organização. Planejar faz tudo ficar mais fácil e você PRECISA disso para empreender e ter sucesso. 

11- Constante aprendizado
Não canse de estudar, esteja sempre se aprimorando se atualizando e vendo o que pode melhorar no seu projeto. Não esquece,  a concorrência vem ai e você precisa se atualizar e ter um diferencial sempre. Nunca pense que sabe tudo, você sempre terá algo novo pra aprender e passar para o seu cliente ou leitores, tudo depende do tipo do seu negócio online.

Bom, essas são as 11 verdades sobre empreender, mas mesmo assim sou muito feliz fazendo o que amo. E tenho certeza que se você estiver certa de que é isso que você quer na sua vida, tudo isso que eu falei será apenas alguns detalhes, que você resolve quase sempre ahaha, com sorriso no rosto e com a alegria de ter algo seu.

Espero que tenham gostado, e você quer ter o seu próprio negócio online? Se já tem me conta quais suas maiores dificuldades?

Seja você uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br