Quando iniciamos um negócio físico, é normal colocar na ponta do lápis todo o que será preciso, como ponto para abrir a loja, um computador para o caixa um balcão e outras milhares de coisas que um negócio fisico exige.

Em um negócio online não é diferente, se você realmente quer criar algo sério na internet, precisa entender que é uma empresa e não uma brincadeira que apenas irá te trazer uma renda extra, defendo muito isso aqui no GN, gosto de trabalhar com pessoas que realmente acreditam em seus projetos digitais, que colocam a mão na massa e são persistentes, por isso sempre indico as melhores ferramentas e recursos que encontro e uso nos meus projetos.

Busco sempre melhorar meu negócio e compartilho tudo com vocês, para que possam incluir em seus projetos também, pra trabalhar online você precisa de muita paciência e persistência e o segredo para dar certo a longo prazo é manter o FOCO, não mude toda hora os seus planos, apenas realize ajustes.

Hoje vou listar as 11 fermentas que uma empreendedora digital deve ter, a grande vantagem de um negócio online é que existem muitas ferramentas grátis, o que é ótimo já que você irá investir somente nas pagas que são fundamentais para o seu projeto.

Empreender é o pensamento seguido da atitude de fazer acontecer – Bruno Bezerra

1- Site/Blog profissional. (Pago)
Lembra no começo desse post, quando eu mencionei que um negócio fisico precisa de um ponto? O seu ponto digital é o site/blog, o primeiro passo para um negócio de sucesso na internet é criar um site profissional.
Um blog para fazer o marketing de conteúdo que é ótimo, ou se preferir um site para falar sobre seus serviços, incluir depoimentos e etc, mas a dica é que sempre realize o marketing de conteúdo nas redes sociais, principalmente se optar apenas pelo site.

Para ter um layout profissional é preciso investimento, você tem duas opções:
– Comprar um layout e contratar uma designer para personalizar.
– Contratar uma Designer para criar no zero.

Eu indico duas profissionais incríveis a Ana Flávia, personaliza layout e também cria do zero é a Juliana Fonseca apenas cria do zero. Ambas tem um trabalho impecável que super indico!

2- Autoresponder – (Pago)
Essa ferramenta serve para você capturar o e-mail das suas leitoras, criar esse contato direto e enviar novidades, recursos, dicas exclusivas e etc. É muito importante criar o site e ter sua lista da e-mail, isso vai te ajudar ficar mais próxima de suas leitoras, e se um dia as redes sociais sumirem você ainda terá contato com elas.

Falei mais sobre a importância de lista de e-mails nesse post, hoje o serviço que eu uso é esse -> Clique! – Adoro super indico, ele me permite criar várias páginas, enviar e-mails de uma vez pra todas as leitoras e criar até uma área de membro e etc, essa é uma ferramenta paga.

3- Plugin – Yoast SEO – (Gratuito)
Esse plugin é super importante ter em seu blog e ele precisa estar otimizado, para que seus posts fiquem bem posicionados no Google, gerando mais visitas para o seu blog e automaticamente gerando mais vendas dos seus produtos ou serviços. É gratuito e você pode instalar em seu wordpress e cada post que fizer no seu blog irá precisar otimizar com as palavras chaves corretas.

4- Bit.ly – (Gratuito)
Se você tem um negócio online principalmente focado no mercado de afiliados, já deve saber que não é aceitável aquele link gigante de afiliado certo?
O bit.ly é um site que encurta esses links pra você, além de monitorar da onde está vindo os cliques e quantas pessoas clicaram, é ótimo, você consegue ter uma visão maior do seu negócio, e verificar por exemplo se existem muitas pessoas clicando e poucas comprando entre outras analises.

5- Link.tree (Gratuito com opção de pagar) 
É o site mais incrível que já inventaram nos últimos tempos, eu sou apaixonada por instagram é com certeza e a rede social que mas me trás retorno. Infelizmente o instagram não permite que você coloque vários links na sua biografia, mas esse site maravilhoso ajuda você fazer isso, fiz um tutorial mostrando como fazer no canal – Veja aqui!

6- Google Analytics (Gratuito)
Uma empreendedora digital precisa se preocupar com os seus resultados, se o seu site está tendo acessos, qual é o post mais visto, qual é a idade média do seu público, em que lugar do mundo estão. Todas essas analises podem ser feitas pelo Google Analytics e tendo essas informações, quando quiser criar anúncios por exemplo, irá saber direcionar melhor para o público correto e realizar mais vendas.

7- Plugin – Editorial Calendar (Gratuito)
Esse plugin é incrível para organizar o seu calendário editorial, é só instalar em seu wordpress, você pode deixar posts salvos como rascunho e salvar suas ideias ou também deixar tudo agendado.
Falei mais do Editorial Calendar e como ele funciona nesse post!

8- Pinterest (Gratuito)
Depois do Google, essa é uma excelente fonte de tráfego para o seu blog, o pinterest é uma rede de compartilhamento de imagens muito nova ainda no Brasil, mas que já muito usada fora no Pais, tem um super poder de trazer mais pessoas para o seu site/blog e automaticamente comprar ou contratar os seus serviços.
No canal do GN comecei uma série de vídeos mostrando como usar o Pin, a seu favor e trazer mais pessoas para o seu site, assista aqui!

9- Canva ou Photoshop
Depois do seu site/blog pronto, é importante manter um bom design com imagens e montagens legais pra isso existem duas opções:
1º Canva: É um editor online, que te permite criar várias montagens lindas e também oferece um banco de imagens, porém ele é um pouco limitado na questão de criação. Para quem gosta de criação mais livre, vai se adpatar melhor com o próximo.
2º Photoshop: É um programa de edição de imagens, que te permite criar várias montagens lindas para usar em seu blog e redes sociais, é uma ferramenta mais livre para criação, que eu particularmente sou apaixonada.

Ambas são ótimas, o Canva tem a versão gratuita que já é incrível e te oferece mil possibilidades, eu uso muito, mas também tem a versão paga, já o Photoshop é pago mensalmente, eu tenho o plano fotografia R$42,00 mensais, que vem o photoshop e lightroom, eles são ótimos!

10- Dropbox (Pago)
Quando você trabalha com internet, tem muitos arquivos que são importantes e precisam ser guardados em uma nuvem, caso aconteça algo com o seu computador você não perde nada. Além disso com dropbox eu consigo compartilhar com outras pessoas, se alguém comprar um pacote de fotos, ou até um arquivo eu consigo enviar por dropbox é uma ótima ferramenta, eu pago U$ 9,99 por mês.

11- Evernote (Gratuito com opção de pagar)
Esse é um app maravilhoso que você pode organizar suas ideias, fazer anotações, guardar links, gravar áudios, vídeos e etc. Uso muito para anotar e organizar minhas ideias, falei mais desse app nesse vídeo.
Eu uso a versão paga do evernote, para conectar em até dois dispositivos é grátis, mais de dois é preciso pagar, mas o valor é ótimo R$4,50 por mês, e você consegue ter sempre o app com você no celular para anotar ideias, no computador, notbook ou iPad.

Essas são as ferramentas que ajudar muito no trabalho, vale a pena conhecer e testar cada uma delas.
Você já usa alguma dessas? Me conta nos comentários.