Atenção GirlBosses que sonham em ter um futuro bem sucedido, é preciso começar criar hábitos inteligentes desde já, para que nosso negócio e até nossa vida pessoal cresça de forma saudável financeiramente.
Com tantos produtos chegando o tempo todo, é normal querer consumir cada vez mais, mas é preciso pensar bem antes de investir em qualquer coisa, seja para o seu negócio ou vida pessoal, escolhas inteligentes fazem toda a diferença para o futuro.

Quem começa a empreender muitas vezes precisar abrir mão de algumas coisas, com por exemplo, trocar uma roupa cara por um workshop no final de semana para aprender mais sobre a área que atua, ou deixar de comprar um celular para investir em produtos para revenda e etc.
Mas assim como a responsabilidade de empreender, precisa também da financeira, adote o mais rápido possível os 10 hábitos abaixo para garantir um futuro bem sucedido, tanto na vida pessoal como na profissional.

Muitas pessoas gastam o dinheiro que não ganharam, para comprar coisas que elas não querem, para impressionar pessoas que elas não gostam. – Will Rogers, ator e comentarista social.

1- Monetize seus conhecimentos 
Nossas habilidades, talentos e experiências podem ajudar muito na hora de completar ou até virar fonte de renda, é importante compartilhar o que você sabe com outras pessoas e ganhar dinheiro com isso, todas sempre temos algo para ensinar.
Então se você gosta de escrever crie um blog, ou comece escrever pra alguma revista, entende sobre fotografia? comece fotografar eventos ou criar um curso sobre o assunto, enfim seus inúmeros talentos, você só precisa encontrar uma forma de monetizar isso.

2- Não ultrapasse seu orçamento
Nunca gaste mais do que pode pagar, o orçamento está baixo? Corte alguns gastos desnecessários, diminua o padrão de vida, pode ser difícil mas é uma questão de costume e você sabe que está fazendo isso para um futuro melhor
É importate você gastar menos do que ganha e não mais como a maioria das pessoas fazem, não importa se saiu um celular novo que você quer muito, use o seu até acabar, pense  que está fazendo um pequeno sacrifício agora pra desfrutar de algo muito melhor, mais pra frente. FOCO no futuro girl!

3- Trate seus investimentos como se fosse uma conta
Isso é muito importante, guarde nem que seja 30, 50 reais por mês em um tesouro direito que hoje é muitooo melhor que uma poupança.
Muitas pessoas acham que por escolherem outros tipos de investimentos como o tesouro direito por exemplo precisam ter muito dinheiro e na verdade não é assim, então coloque ai nas suas contas fixas 30, 50, 100 reais ou até mais se quiser, para investir todo mês.

4- Guarde o que sobra
Ok, esse mês eu já paguei todas as minhas contas inclusive do investimento, sobrou dinheiro então vou comprar qualquer coisa legal.
Certo? Errado! Se for pra gastar com algo sem muita importância, invista mais dinheiro, assim seus investimentos vão rendendo cada vez mais para fazer algo maior no futuro.

5- Use planilhas ou aplicativos
Muitas pessoas simplesmente fogem quando precisam anotar tudo o que gastam, realmente quando você começa anotar, dá um choque de realidade e você pode até se sentir mal, por alguns instantes (ahahah). Mas é a melhor coisa que você pode fazer, olhando ali os gastos todos os meses você fica com medo de escrever sobre mais uma coisa que gastou, e consegue se controlar muito mais, então no começo é complicado mas depois vai se tornando mais divertido.
Eu fiz um post com uma super dica para organizar suas finanças, onde inclusive eu indico a planilha que eu uso e me ajuda demais todos os meses, é super completa, saiba mais aqui. Nunca usei aplicativos, então não tenho nenhum pra indicar, não me adaptei ainda mas existem vários um deles é o Guia Bolso.

6- Use o cartão de crédito a seu favor
Sim o cartão não precisa ser o seu inimigo pelo contrario, ao invés de gastar descontroladamente, comprometa o limite do seu cartão com contas fixas, deixa eu explicar:
Quando você coloca suas contas para serem debitadas todo mês no cartão de credito, quando chegar lá no final é só pagar a fatura do cartão e pronto, não precisa fica pagando todos os boletos de milhões de contas, coloca tudo em um lugar só.

Vantagens de fazer isso:
1. Você acumula milhas no seu cartão para viajar.
2. Já tem o limite comprometido com contas fixas e úteis, então não irá gastar com coisas desnecessárias por impulso.

7- Leia, Estude sobre finanças e investimentos
Não ignore o assunto, acesse sites e canais sobre finanças, fique por dentro de tudo.
Quando você começar economizar, cuidar melhor do seu dinheiro, vai perceber que não é chato o assunto finanças, muitas pessoas fogem pois ainda não aprenderam se controlar, não se preocupam com um futuro bem sucedido, apenas com a alegria do momento.
Então leia sempre, estude sobre investimentos e você vai ver o quanto é legal cuidar do seu dinheiro, guardar dinheiro irá se tornar um vicio.

8- Invista em qualidade
Quando for adquirir algum produto como roupa por exemplo, pense no custo beneficio, em quanto tempo aquela peça vai durar, compensa comprar ela apenas 1 vez para durar 5 anos ou outra mais barata que daqui três meses vou precisar trocar?
Muitas vezes é melhor esperar e juntar mais dinheiro para comprar algo melhor, do que gastar mais de uma vez gastando em algo sem qualidade, pense sempre em qualidade e não em quantidade.

9- Procure fazer rendas passivas.
Rendas passivas são sempre bem vindas, é importante que você tenha pra complementar seu orçamento e até garantir um futuro mais tranquilo, fiz um post aqui no blog falando sobre como gerar rendas passivas através da internet.

10- Guarde dinheiro para uma aposentaria tranquila
E por último e não menos importante, principalmente para quem empreende, pense sempre em fazer investimentos, guardar dinheiro para ter um aposentaria tranquila, descansar, viajar ou até mesmo se mudar pra onde quiser morar.

E você já tem algum desses hábitos? Me conte nos comentários!

Seja você é uma garota de negócios, fique por dentro de todas as novidades e receba recursos exclusivos no seu email. Cadastre-se aqui ou coloque seu email logo no fim desse post.
Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato através do e-mail: leitoras@garotadenegocios.com.br